- O diâmetro da Terra é de 12.750 km e o da Lua é de 3.470 km, isto é, 3,67 vezes maior.
A velocidade de rotação do satélite é muito lenta: demora 27,3 dias terrestres para dar uma volta em torno de si — e esse é o mesmo tempo que o astro leva para completar uma única órbita ao redor da Terra. É justamente por isso sempre a mesma face da Lua está voltada para nós.
Os planetas e os planetas anões oficiais do Sistema Solar são, até onde se sabe, orbitados por 214 satélites naturais ou luas.
A Lua é o único satélite natural terrestre existente. Embora a Lua seja o único satélite natural conhecido da Terra, há uma série de objetos próximos da Terra com órbitas que estão em ressonância com a Terra. Estes podem ser confundidos com satélites naturais e são por vezes levianamente referidos como "segunda lua".
As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites.
44 curiosidades que você vai gostar
O tempo que a Lua demora para dar essa volta completa é de 29,5 dias, um período conhecido como mês lunar.
A lua executa uma volta ao redor do nosso planeta a cada 27,322 dias, e sua mudança relativa de posição em relação ao Sol provoca seu ciclo de fases. Contudo, o satélite leva 29,5 dias para completar todo seu ciclo de fases e voltar à mesma posição em relação ao Sol, o que caracteriza o mês sinódico.
O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972.
A última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.
Atualmente, existem três fontes de rochas lunares na Terra: aquelas coletadas pelos Estados Unidos no Projeto Apollo; amostras trazidas pelas missões lunares União Soviética; rochas que foram expelidas naturalmente da superfície lunar por colisões e posteriormente caíram na Terra como um meteorito lunar.
No dia 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua pela primeira vez. Para comemorar esse marco histórico da exploração espacial, relembramos pontos principais da missão Apollo 11.
No total, foram 11 missões. As quatro primeiras ocorreram entre outubro de 1968 e maio de 1969, e fizeram apenas testes com módulos de espaçonaves e orbitaram em torno do satélite. Foi só na quinta missão, a Apollo 11, que os astronautas efetivamente pousaram e caminharam sobre a Lua.
Mortes. Até 2019, dezoito astronautas perderam a vida numa viagem espacial. Treze deles eram americanos, quatro soviéticos e um israelense.
A Lua apresenta três movimentos principais: Rotação: em torno do seu próprio eixo Revolução: ao redor da Terra Translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.
O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo. O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias.
A Lua é uma rocha gigante presa pela gravidade da Terra. Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação).
Dos quatro planetas rochosos do Sistema Solar, apenas Marte tem mais de uma lua. Os dois corpos pequenos que orbitam o Planeta Vermelho são menores que a Lua da Terra, e levantam várias questões sobre a formação do nosso sistema planetário.
Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra. As luas, ou satélites naturais, são astros que circulam em torno de um planeta. Existem cerca de 160 no sistema solar – só em volta de Júpiter são 63!
"Segunda Lua" é tão pequena que é chamada de asteroide
A Terra tem, de certa forma, duas luas. A descoberta surpreendente foi feita apenas em abril por cientistas da Nasa, mas segundo eles a órbita do segundo satélite natural já dura 100 anos.
Como saber se a dívida ativa está prescrita?
Como revogar uma escritura de doação?
O que significa a palavra Igreja dicionário?
Qual a relação entre clima e cultura organizacional?
Como enviar arquivo Editavel no Canva?
Quantos dias o advogado tem para juntar procuração?
Como tirar adesivo ressecado de vidro de janela?
Tem endometriose no intestino?
O que a tinta causa no cabelo?
Qual a importância da agricultura e da pecuária para nossa vida?
O que passar para cicatrizar mastopexia?
Como evitar os alimentos ultraprocessados?
Como plantar pepino no gotejo?
Qual o preço do casamento no civil?
Como saber a carência do meu plano?
Quais são os efeitos do Espírito Santo?