A fórmula vertebral do equino é C7 T18 L6 S5 Ca15-21. Representando assim: 7 vértebras cervicais, 18 torácicas, 6 lombares, 5 sacrais e de 15 a 21 caudais.
No equino, a coluna toracolombar é constituída por dezoito vértebras torácicas (T1 a T18), seis vértebras lombares (L1 a L6) e cinco vértebras sacrais fundidas (S1 a S5) (GETTY, 1986; HAUSSLER, 1999a; DENOIX e DYSON, 2003; DYCE, SACK e WENSING, 2004).
ANATOMIA DA COLUNA DO EQUINO
A coluna vertebral é composta por sete vértebras cervicais (C7), 18 vértebras torácicas (T18), seis vértebras lombares (L6), cinco vértebras sacrais (S5) e de 15 – 21 vértebras coccígeas (Co) (Getty, 1986).
O sistema do esqueleto dos cavalos possui, aproximadamente, 205 ossos. Em suma, são divididos em esqueleto axial – crânio, vértebras, esterno e costelas; e esqueleto apendicular – ossos dos anteriores e posteriores. Dessa forma, o número de ossos varia uma vez que alguns se fundem à medida que o cavalo envelhece.
Os equinos apresentam os ossos 2º Metatarsiano, 3º Metatarsiano e 4º Metatarsiano. O maior de todos é o 3º, sendo que o 2º e 4º se alongam apenas até a metade do corpo deste. São denominados de ossos longos e irregulares. Estão articulados aos ossos do tarso, aos sesamóides e à falange proximal.
22 curiosidades que você vai gostar
Ele é composto de quatro ossos (fêmur, patela, tíbia e fíbula), duas articulações com grande mobilidade (fêmuro-patelar e fêmuro-tibial) e uma articulação sinovial com mínima mobilidade (tíbio-fibular), meniscos, treze ligamentos e alguns músculos que dão a sustentação e a propulsão para este complexo aparato suspensor ...
Como exemplos, temos; Úmero, fêmur, tíbia, rádio e ulna. - Alongados: São ossos longos, com comprimento maior que a largura e espessura, porém achatados e sem canal medular. Exemplos: Costelas.
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Ossos longosclavícula.úmeroulna (cúbito)rádiometacarpo.falanges.fêmurfíbula (perónio)
Esternais: costelas verdadeiras, a cartilagem costal se liga diretamente com o esterno. Flutuantes: não se articulam de forma nenhuma com o esterno.
Os cães têm treze pares de costelas que se articulam por cima com as vértebras dorsais, e, nove delas, se articulam por baixo com o esterno.
Anatomia vertebral
Via de regra o cão e o gato apresentam 7 vértebras cervicais, 13 torácicas, 7 lombares (podendo variar para 6), 3 sacrais e em torno de 20 vértebras caudais, sendo este número muito variável até mesmo dentro de uma mesma espécie (SISSON, 1986; DYCE, SACK & WENSING, 2002).
Vértebras cervicais
Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.
Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:ossos da cabeça (crânio e face)ossos do pescoço.ossos do ouvido.ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno)ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix)ossos dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé)
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso. ... A maioria dos ossos se forma a partir da cartilagem.
Ossos longos
Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo.
O esqueleto esplâncnico ou visceral consiste de certos ossos desenvolvidos na substância de algumas vísceras ou órgãos moles, como por exemplo, o osso hióide (base da língua), o osso do pênis do cão e o osso do coração do boi e carneiro.
E enfim, o esplâncnico ou também chamado de visceral, consiste de certos ossos desenvolvidos na substância de alguma das vísceras ou órgãos moles. A quantidade de ossos do esqueleto de um animal varia com a idade.
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como "rótula" (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados.
Cascos não são pés; suas características são mais semelhantes às das unhas. Eles permitem aos animais andar por longas distâncias em superfícies duras sem prejudicar os dedos. Os cavalos têm um casco na extremidade de cada pata ou perna.
O comprimento da perna (0,48m) se apresentou maior que o comprimento do antebraço (0,38m), possivelmente devido à exigência maior dos membros posteriores para desempenhar maior propulsão. O comprimento dorso-lombo se encontra relativamente menor quando comparado com o comprimento da garupa e espádua.
Casco (animal) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quais ilhas conhecer em Salvador?
Tem que colocar valor da causa no agravo de instrumento?
O que montar em uma cidade turística?
Porque tem que raspar a cabeça no candomblé?
Por que a borracha que se usa para apagar a escrita com grafite endurece com o passar do tempo?
O que é considerado nível superior?
Como se escreve 9 horas da manhã?
Quanto tempo tomando biotina para ver resultado?
Pode levar taça na bagagem de mão?
Qual foi o primeiro filme de animação brasileira?
Qual o maior tambaqui já pescado?
Quem é o impetrado no mandado de segurança?
Como funciona placa de início e término?
O que é sistema político e econômico?