Apesar da raiva ser datada desde o início da Era Cristã, só foram registrados cinco casos de sobrevivência no mundo todo: dois nos EUA, um na Colômbia e dois aqui no Brasil.
Raiva. A raiva é um doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte.
O único pequeno roedor capaz de transmitir o vírus da Raiva a humano é a marmota. Demais pequenos roedores (ratinhos, ratos de esgoto, ratazanas, porquinhos da índia, coelhos, lebres, etc) se infectados, morrem antes de conseguir transmitir o vírus ao ser humano.
A entrada do vírus nos nervos periféricos é importante para a infecção progressiva ocorrer. Depois do vírus entrar nos nervos periféricos, ele é transportado até o sistema nervoso central, geralmente via nervos motores e sensoriais. O período de incubação é esse tempo desde a exposição até o aparecimento dos sintomas clínicos da raiva.
A descoberta dos vírus e o seu estudo desenvolveram-se nas décadas seguintes, num bom exemplo da forma como a ciência trabalha e o conhecimento científico é produzido. Por isso, aquela pergunta – como se reproduz um vírus – foi já colocada antes por muitos cientistas e a sua resposta é fulcral para o combate às muitas doenças provocadas por vírus.
Quanto tempo um budista ficou sem comer?
Quais os principais recursos didáticos que podemos utilizar numa aula?
O que significa acordar 1 hora da manhã?
Qual é o real papel do educador nos tempos atuais?
Quais são os tipos de gastronomia?
Quando onde e por que surgiu o movimento operário no Brasil?
Para quem é indicado o pão integral?
Porque o box de vidro quebra sozinho?
Como funciona um sensor ultrassônico quais as aplicações do sensor ultrassônico?
O que o Ultraformer faz no rosto?
Quais são os ingredientes para fazer ração para galinha poedeira?
O que é periculosidade e insalubridade?