A onda de rádio é um tipo de onda eletromagnética, uma radiação. Essas ondas não transportam matéria, mas transportam energia e não precisam de um meio para se propagar. Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas: onda de rádio.
As ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética conhecido como ondas hertzianas com frequência entre 1 Hz.
Ondas de rádio são um tipo de onda eletromagnética cujas frequências são menores que as frequências das micro-ondas e do infravermelho. As frequências correspondentes às ondas de rádio estendem-se entre 3 kilohertz (3 kHz ou 3.10³ Hz) e 300 giga-hertz (300 Ghz ou 300.109 Hz).
No vácuo, a velocidade de propagação das ondas EM é igual à da luz ou seja c ≈ 300.000 km/s. No ar, a luz, as ondas de rádio, de TV, de telefones celulares, enfim, todas as EM propagam-se com velocidade um pouco menor do que 300.000 km/s.
300.000 km/s
No vácuo, a velocidade de propagação das ondas EM é igual à da luz ou seja c ≈ 300.000 km/s. No ar, a luz, as ondas de rádio, de TV, de telefones celulares, enfim, todas as EM propagam-se com velocidade um pouco menor do que 300.000 km/s.
As ondas de rádio viajam pelo espaço na velocidade da luz, 300.000 Km/s, a letra c minúscula representa esta grandeza, o comprimento de onda é representado pela letra Grega λ (lambda) e a frequencia em Hz (Hertz), ciclos por segundo. Estas grandezas se relacionam segundo a equação matemática c = λ x f.
O comprimento de onda é inversamente proporcional à frequência, portanto, uma onda eletromagnética com uma frequência maior tem um comprimento de onda menor, e vice-versa.
Além de serem usadas nas telecomunicações, as ondas de rádio também são usadas em tratamentos oncológicos, que promovem o aquecimento de células cancerosas destruindo-as graças ao aumento de temperatura.
Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão ( rádio e televisão ), telefonia móvel, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.
Na modulação, a onda portadora é modificada em função das variações da onda moduladora. A modulação pode ser aplicada na amplitude ou na frequência, de acordo com a característica da onda que é modificada. Daí os nomes frequência modulada (FM) e amplitude modulada (AM). A modulação na amplitude das ondas de rádio é conhecida pela sigla AM.
As ondas de rádio podem ser classificadas em função do valor de sua frequência, e o conjunto de todas elas recebe o nome de espectro radioelétrico. O espectro radioelétrico é dividido em faixas de frequência. Na tabela a seguir, são apresentadas as categorias que abrangem as distintas faixas de frequência usadas nos sistemas de informação:
Como funciona comprar um celular pela Vivo?
Como recuperar a voz após gripe?
Qual prazo para compensação do banco de horas?
Como recuperar a visão naturalmente?
Como funciona a compra de dívida de um banco para outro?
É correto desejar felicidades?
Quais são os múltiplos do metro?
Como recuperar a senha do Conexão escola?
Como alterar senha Banco Inter?
Qual é o significado da palavra bons?
Como recuperar um texto que foi apagado?
Como recuperar memória de curto prazo?
Como escreve a palavra memorizar?