Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens.
Portanto, quando o ângulo de associação entre os espelhos é igual a 90º, são formadas 3 imagens.
Dois espelhos planos podem ser associados, com as superfícies refletoras se defrontando e formando um ângulo entre si, com valores entre 0° e 180°.
Vamos supor que o ângulo formado entre os espelhos seja de 60º. Quantas imagens podem ser formadas? Aplicando a fórmula, chegaremos à conclusão de que 360/60 graus equivale a 6. Fazendo a subtração: 6 – 1, chegaremos ao resultado: 5 imagens podem ser formadas.
Pode-se demonstrar que o número de imagens será dado por: N=n−1=360∘α−1. Você pode demonstrar isso ao notar que nesse caso a circunferência poderá ser dividida em n partes iguais que cobrem um arco α de forma que cada parte contenha exatamente uma imagem, exceto a frente entre os espelhos que contém o objeto.
32 curiosidades que você vai gostar
Caso o ângulo entre os espelhos seja 60º, teremos a formação de 5 imagens. Caso o ângulo entre os espelhos seja 0º teremos a formação de infinitas imagens.
Colocando um objeto entre dois espelhos planos, cujas superfícies refletoras formam um determinado ângulo θ, podemos observar a formação de diversas imagens, em razão das múltiplas reflexões. Quanto menor o ângulo entre os espelhos maior é o número de imagens que se podem observar.
Espelho Côncavo
Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.
Espelhos planos são superfícies que refletem a luz de forma regular. Quando alguma fonte de luz os ilumina, é possível observar a formação de imagens virtuais, “atrás” da superfície do espelho.
Espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura, capazes de promover a reflexão regular da luz. Quando os raios de luz são refletidos por espelhos planos, o ângulo dos raios refletidos é igual ao ângulo dos raios incidentes, além disso, os raios incidentes e refletidos encontram-se no mesmo plano.
Se os espelho estiverem com entre eles, temos: No mesmo esquema de antes, jogamos vários raios, e vemos onde há o ruzamento, nesses pontos ocorre a formação da imagem. Então, nesta situação temos que o observador consegue ver duas imagens.
Colocam-se dois copos entre dois espelhos planos angulares. Determine o número máximo de copos que pode ser visto pelo observador O. Portanto, o observador pode ver no máximo 10 imagens.
Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta. Quando colocamos esses espelhos frente a frente podemos ver infinitas imagens sendo formadas.
O ângulo formado por dois espelhos planos angulares é o quíntuplo do número de imagens obtidas de um único objeto pela associação.
A imagem que vemos em um espelho se chama reflexo. ... Ao ficarmos diante de um espelho, nosso corpo reflete padrões de luz que chegam até ele. Esses padrões de luz batem no espelho e voltam para os nossos olhos. O cérebro então interpreta, ou lê, os padrões de luz como sendo uma imagem nossa no espelho.
Um espelho plano forma, de um objeto real, uma imagem virtual, direita, do mesmo tamanho e simétrica. A distância do objeto ao espelho (p) é igual, em módulo, a distância da imagem ao espelho(i). Se o objeto for virtual, a imagem será real.
O ângulo de rotação dos raios refletidos no espelho é o dobro do ângulo de rotação do espelho.
As imagens formadas pelos espelhos planos têm sempre o mesmo tamanho que seus objetos, além disso, a distância em que a imagem é formada, atrás do espelho, é igual à distância entre o objeto e o espelho.
Assim, os espelhos planos podem ser encontrados em diversos formatos (circular, triangular, polígonos, etc...), em diferentes objetos (mesa, chapa de metal, superfície de um lago sem ondas, etc...), desde que a superfície tenha a característica de sempre ser plana e muito bem polida, para que exista o reflexo dos raios ...
Para determinar o campo visual do espelho para esse observador, vamos reproduzir esse ponto atrás do plano do espelho e, obedecendo a relação de simetria, ele deve estar a mesma distância que o observador se encontra do plano do espelho.
A imagem refletida num espelho plano, chama-se “Enantiomorfa” na medida que se forma à mesma distância do espelho que o objeto, sendo portanto simétrica do objeto em relação ao espelho.
Enantiomorfismo ou imagem Enantiomorfa consiste na simetria de dois objetos que não podem se sobrepôr. Um exemplo simples de enantiomorfismo é a imagem de um objeto formada no espelho, como o vaso ao lado: uma fotografia direta (frente-a-frente) e uma obtida do espelho, não são iguais.
Qual a diferença entre emoção e sentimento na psicologia?
Qual é a altura da duquesa de Cambridge?
Como saber se os pontos foram transferidos?
Quais as formas práticas de trabalhar em equipe?
Como dividir uma folha A4 em três partes iguais?
Qual a diferença entre poluentes primários e poluentes secundários Cite um exemplo de cada?
Qual a diferença do CEI para o MEI?
Precisa fazer aquecimento antes da musculação?
Qual é o objetivo da jurisdição?
Como conseguir visto para estudar e trabalhar nos Estados Unidos?
Como ver meus débitos automáticos Santander?
Como funciona a nota da primeira fase da Fuvest?
Como pagar por aproximacao iPhone 7?
Qual o sinônimo da palavra perecível?