2º A jornada de trabalho dos servidores públicos em exercício na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional será de no mínimo 6 (seis) e de no máximo 8 (oito) horas diárias, até o limite de 40 (quarenta) horas semanais, ressalvadas as jornadas previstas em legislação específica.
40 horas
A título de orientação, registrou que na União, a carga horária dos servidores públicos, regida pela Lei 8.112/90, deve respeitar a duração máxima do trabalho semanal de 40 horas e observar os limites mínimo e máximo de 6 e 8 horas diárias, respectivamente.
7º da Constituição Federal, ou seja, esse trabalhador não está sujeito a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e 44 semanais. Consequentemente não tem direito ao recebimento de horas extraordinárias, por não estar sujeito à jornada de trabalho.
30 dias
O prazo da convocação para posse nos concursos é mais curto do que aquele para o provimento da vaga. O órgão público tem até 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para convocar os nomeados a realizarem a investidura do cargo, isto é, a posse.
Cargos e empregos públicos Cargos públicos são aqueles ocupados por servidores públicos da União, Estados e Municípios, ou designados para autarquias e fundações públicas. Para ocupar esse tipo de função, é preciso ser aprovado em concurso público, ou seja, fazer parte do regime estatutário.
Em todas as esferas da Administração Pública, a regra é a vedação da acumulação de cargos públicos.
O Supremo Tribunal Federal entende que é possível, SIM, acumular cargos públicos mesmo que a jornada seja superior a 60 horas semanais.
73 - Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
A compensação de horas só pode ser realizada quando ambas as partes, patrão e empregado, estiverem em comum acordo sobre o assunto. Para isso, um documento deve ser elaborado, de preferência com o auxílio de um advogado especialista em direito trabalhista, para que tudo seja feito de acordo com a lei.
Geralmente, de segunda a sexta para compensar o horário que teria que ser trabalhado aos sábados. Neste caso, de acordo com o advogado José Jerônimo Reis, dependendo do caso, ela pode optar por acrescer 15 min de trabalho para compensar a hora a mais que deveriam ter trabalhado no feriado. Ou então, acertar com banco de horas.
Como funciona a compensação de horas de trabalho aos feriados? Como funciona a compensação de horas de trabalho aos feriados? Trabalhadores que trabalham aos feriados podem ser compensados com pagamento em dobro ou banco de horas.
Assim como outras normas de trabalho, a compensação do banco de horas está regida pela CLT, no § 2º, do artigo 59. A lei estabelece que o banco de horas seja compensado no prazo máximo de 6 meses, no entanto, o prazo pode ser estendido para até 1 ano, quando houver acordo entre as partes.
Como saber se a lesão medular e completa ou incompleta?
Qual a estrutura de um portfólio acadêmico?
Quem não tem vesícula pode tomar vitamina D?
Quais são os benefícios do fordismo?
Quem matou Fred Andrews em Riverdale?
Onde os ricos vão em São Paulo?
Qual a função do laser vermelho?
Onde ficam as memórias de curto prazo?
Quais são as substâncias psicoativas?
Onde se localizam as maiores concentrações industriais dos Estados Unidos?
Qual o protocolo de dor Toracica?
Como declarar bolsa médico residente?
O que acontece quando comemos alimentos vencidos?
O que significa Zaqueu o publicano?
Quanto tempo pra sair da faixa branca no Jiu Jitsu?