A glândula tireoide é um órgão do sistema endócrino do corpo humano, responsável pela produção dos hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o metabolismo corporal. Ela se localiza na porção central e inferior do pescoço, abaixo da região conhecida como Pomo de Adão.
É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
Ela é responsável pela produção de dois importantes hormônios: a TIROXINA (T4) e a TRIIODOTIRONINA (T3) que têm participação importante na regulação dos órgãos, acelerando ou reduzindo a função desses conforme a necessidade.
A tireoide produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que regulam o metabolismo no organismo. A maior parte dessa produção permanece acoplada a proteínas e uma pequena parte, que é a mais ativa, encontra-se livre no sangue.
O exame de tireoide (TSH) é responsável por analisar problemas na tireoide dos pacientes. A função do tireoide no organismo humano é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que agem no controle do metabolismo.
19 curiosidades que você vai gostar
TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo. O valor de referência pode variar de acordo com a metodologia utilizada. Confira no laudo do seu laboratório o valor considerado para o seu exame. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.
Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face, dificuldade de concentração, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças. Saiba mais sobre o hipotireoidismo.
O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.
T3 e T4 são hormônios produzidos pela glândula tireoide, sob estímulo do hormônio TSH, que é produzido pela hipófise, e que participam de diversos processos no organismo, principalmente relacionados com o metabolismo e fornecimento de energia para o bom funcionamento do corpo.
Os hormônios da tireoide T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) são muito importantes para o funcionamento de todo o corpo! Os hormônios T3 e T4, secretados pela tireoide, possuem diversas funções associadas ao metabolismo basal. Quase todas as células do organismo têm receptores para ambos hormônios.
Eles também atuam no desenvolvimento dos ossos, do sistema nervoso e do sistema reprodutivo, além de estimular o crescimento dos tecidos. Os hormônios T3 e T4 vão trabalhar para o desempenho regulado dos principais órgãos, a exemplo do coração, cérebro, pulmão, fígado e quase todas as funções vitais do organismo.
Pode passar Bombril no espelho?
Como medir a altura de um avião?
Pode lavar cabelo com shampoo todo dia?
Qual melhor definição para o setor secundário?
Como carregar Bilhete Único de Campinas pela internet?
Qual a importância da qualidade para a produtividade de uma empresa?
Quais são os principais eletrólitos como são absorvidos e o seu funcionamento?
O que é análise e melhoria de processos?
Como limpar bijuterias escurecidas com pasta de dente?
Como ACA morre em a terra prometida?
Como é o diploma de complementação pedagógica?
Quantas doses de V10 O filhote deve tomar?
É correto afirmar que a água é?
O que é bom para endurecer as pernas?
Como fazer o notebook dar Boot pelo pendrive?
Como fazer dimensionamento de disjuntores?