Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.
Para dimensionar o disjuntor ideal para cada circuito o cálculo básico a ser usado é o da lei de Ohm, onde devemos separar os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor.
Examine o painel elétrico.
Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).
32 curiosidades que você vai gostar
1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.
Dividindo a potência de 10.061W por 220V, temos uma corrente de 45,73A, que é a corrente para considerar o disjuntor geral deste QDC.
Os disjuntores devem ser escolhidos em função da corrente prevista para o circuito que ele estiver protegendo. Para calcular o disjuntor correto para sua instalação, procure um eletricista. 3 – Tipo de curva: Existem disjuntores de curva B, C e D.
Tomadas de 20A
Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.
O que acontece com os filhos de Tamar?
Quais são as cidades mais tranquilas do Brasil?
Qual a diferença entre condomínio vertical e condomínio horizontal?
Quais os maiores centros urbanos?
Qual é o livro mais vendido no mundo depois da Bíblia?
Quais são os desafios do século 21?
Quais são as principais atividades econômicas da Bahia?
Como matar frieira com bicarbonato?
O que acontece se pingar água oxigenada nos olhos?
Para que serve a respiração no organismo humano?
Como usar farinha de arroz para emagrecer?
O que é litisconsórcio facultativo multitudinário?
O que é e para que serve o Instagram?
Qual a diferença entre a mandioca branca e amarela?
Quais medidas podem ser tomadas para prevenir o câncer?
É possível comprar parcelado nos EUA?
Que horas começa o Canal da sorte?