O prazo ideal de distância entre o consumo de bebidas alcoólicas e a prática esportiva é de 72 horas antes de beber e 24 horas depois, segundo Isa Bragança, especialista em medicina do esporte.
– Beber uma cerveja ou outra não faz mal, mas pode atrapalhar o rendimento quando em quantidades altas, pois a bebida pode trazer desidratação no pós-treino. Isso porque as pessoas precisam ingerir mais água após os treinos.
Para amenizar o problema, é importante revezar o consumo de álcool com bons goles de água. Do contrário, o impacto da desidratação é sentido na academia. Como os músculos são compostos por até 70% de água, os ganhos que poderiam ser obtidos no treino acabam comprometidos.
- Quem pratica atividade física e consome o álcool tem uma deterioração da qualidade física, pois a bebida diminui a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração.
Imediatamente após o treino, é melhor beber água primeiro (cerveja, claro, é isotônica, porém, para repor todo o líquido perdido com o suor, vai demorar muito - o que significa que vai entrar muito álcool o corpo).
25 curiosidades que você vai gostar
As cervejas puro malte são consideradas a melhor opção para quem deseja tomar uma cervejinha com moderação sem prejudicar a dieta. Isso porque, contêm como fonte de açúcares apenas o malte de cevada, não utilizando cereais não maltados (como, por exemplo, o arroz e o milho).
O consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo sobre o ganho de massa muscular, especialmente o das fibras tipo 2. Essas são as fibras envolvidas em atividades que demandam força, velocidade e explosão, como sprints, saltos e musculação.
Beber álcool após um treino anula todos os possíveis ganhos de desempenho e retarda a recuperação muscular. Esse efeito é ainda pior para quem deseja perder gordura, ganhar músculos ou se preparar para uma competição.
O ideal é evitar ao máximo qualquer tipo de bebida alcóolica antes de uma sessão de treinamento, mas se você saiu da linha e pretende praticar atividades físicas, recomenda-se respeitar um intervalo de 72 horas antes de calçar seu par de tênis e começar a suar a camisa.
O trabalho, que envolveu quase 40 mil adultos, descobriu que homens e mulheres ativos e em boa forma física têm duas vezes mais chances de beber muito ou moderadamente do que pessoas fora de forma.
Consumir bebida alcoólica gera diminuição de glicose no organismo e essa ausência provoca no corpo um efeito que o faz usufruir da proteína como fonte de energia para queimar na atividade física. O álcool e a academia não combinam.
O refrigerante, mesmo na versão diet, é um dos piores alimentos para quem quer músculos. A presença de conservantes, açúcar e sódio em sua composição pode atrapalhar a hipertrofia e provocar o acúmulo de gordura.
Geralmente, os pré-treinos são à base de cafeínas, pimentas, taurinas e gengibres, que aumentam a pressão sanguínea. Ou seja, esqueça o treino se tiver feito ingestão de bebida alcoólica em maiores quantidades.
De acordo com a nutricionista Ângela Martins, o consumo de álcool além de causar danos no nosso equilíbrio e coordenação motora, também prejudica nossa força, nosso potencia muscular, resistência muscular e resistência aeróbica.
Existe um consenso entre os profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Medicina de que, além de danificar o equilíbrio e a coordenação motora, o álcool prejudica a resistência aeróbica e a força, potência e resistência musculares.
O ideal é que quando for correr você evite completamente os excessos, o que contaria mais do que dois ou três pequenos copos de vinho. O motivo é a ressaca que vem junto, com desidratação e recuperação que podem afetar seu treinamento.
Prejuízo do ganho de massa muscular
“O álcool afeta negativamente a síntese de proteína, processo no qual os aminoácidos são unidos para formar proteínas completas”, diz. “Além disso, ele reduz os níveis de testosterona, hormônio mais importante para o fortalecimento dos músculos.
Para que a testosterona seja reduzida a níveis realmente preocupantes, é necessário ingerir cerca de 120 g de álcool, ou seja, cerca de dez latas de cerveja ou dez doses de uísque. Até três latinhas, o nível de testosterona cai para 6,8%, o que não influencia na hipertrofia.
Para nutricionistas, cervejas puro malte são melhores para a dieta. Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por ter um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.
Outra opção da cerveja mais saudável, também da Ambev, é a Stella Artois Sem Glúten, lançada em 2020 e que acaba de ganhar distribuição nacional. Com a versão, a cervejaria atende tanto a pessoas intolerantes a esse tipo de proteína quanto quem opta por uma dieta mais leve.
“Um líquido é mais fácil de distribuir, um pó não. Não convém, de todo, que o suplemento seja consumido sem água porque pode comprometer a função renal e dos órgãos”, acrescenta a nutricionista.
Apesar de o álcool não combinar com saúde e exercício físico, não há problema algum em usar os suplementos e consumir bebidas alcóolicas, desde que em momentos distintos. Consumidos em um mesmo momento, o álcool atrapalhará o metabolismo do suplemento – digestão, absorção e provavelmente os efeitos.
Dependendo do produto, o pré-treino vai durar de três a seis horas – tempo suficiente para realizar um treino bem intenso. Os componentes do pré-treino são extremamente importantes para que sua eficácia seja alta.
Há muitos erros na dieta que afetam o ganho de massa muscular. Um dos principais é não ter uma alimentação saudável —em que predomine o consumo de alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, castanha—, que forneça a quantidade adequada de proteínas, carboidratos e gorduras.
Quando usar escada ou andaime?
Quantos votos a Jade Picon tem no BBB?
Porque o ferro subiu tanto 2021?
O que faz um gestor financeiro e quanto ganha?
Quantos dias de folga para casamento 2021?
Quais são as características da Chapada Diamantina?
Qual a finalidade do ensino problematizador?
Como funciona o CEE dos Correios?
Quantas vezes uma pessoa pode doar a medula óssea?
Como habilitar instalação de fontes desconhecidas?
Que ano nasceu Klaus Mikaelson?