Na estimativa anterior, que levava em conta imagens de satélite, calculávamos que nosso planeta possuía 400 bilhões de árvores.
Calcula-se que existam no planeta hoje cerca de 3 trilhões de árvores.
“Atualmente, as maiores plantações de floresta do mundo somam uma média de plantio de 42 milhões de arvores por ano.
Segundo o estudo, 15,3 bilhões de árvores são derrubadas por ano. Em outras palavras, é como se todo ano você perdesse duas de suas 422 árvores. O estudo foi liderado pelo pesquisador Thomas Crowther, da Yale School of Forestry & Environmental Studies, e publicado na quarta-feira (2) na revista Nature.
Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica receberam 265 milhões de árvores a partir de projetos da The Nature Conservancy (TNC) nas últimas duas décadas.
35 curiosidades que você vai gostar
São mais de 9 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil, responsáveis por 36% da produção de papel e celulose do país. Dos mais de 9 milhões de hectares, 7,4 milhões são certificados na modalidade manejo florestal.
Nos primeiros dias, entre 31 de outubro e 5 de novembro, da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP26, realizada em Glasgow, o monitor contabilizou mais de 9 milhões de árvores derrubadas na Amazônia. Em 2021, desde 1 de janeiro até hoje, já foram tombadas mais 470 milhões de árvores.
O painel, que contabiliza em tempo real as árvores derrubadas por ação do homem, aponta que já foram mais de 474,8 milhões de árvores desmatadas no país, apenas neste ano. Isso corresponde a um desmatamento de mais de 792 mil hectares. Por dia, em média, são destruídas mais de 1,5 milhão de árvores.
Os dados fazem parte de um relatório do órgão divulgado nesta sexta-feira, que mostra que o número de alertas de desmatamento explodiu em 2020: foram 74.218, um aumento de 30% em relação a 2019. Os desmatadores passaram a boiada por 13.853 km2 (1.385.300 hectares), uma área nove vezes maior que a cidade de São Paulo.
O relatório também apresenta um inédito cálculo da velocidade da destruição: pela primeira vez foi possível estimar quanto o Brasil perdeu de cobertura vegetal nativa a cada dia de 2020: foram 3.795 hectares desmatados em média, o que dá uma perda de 24 árvores a cada segundo durante todo o ano.
A boa notícia é que todos nós podemos ajudar a controlar as mudanças climáticas com uma ação tão simples quanto plantar árvores. Apenas o plantio de seis árvores por mês é suficiente para compensar as emissões de CO2 que produzimos, levando em consideração a média anual global de cerca de 6 toneladas de CO2 por pessoa.
A legislação determina que sejam plantadas 25 árvores para cada uma que for removida.
Mas considerando apenas a média de seis toneladas anualmente, a empresa recomenda que cada pessoa faça o plantio de seis árvores por mês. As emissões de CO2 são provocadas, principalmente, pelo desmatamento, queimadas, atividades agropecuárias, geração de energia e indústrias.
Um time de pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, acaba de concluir um estudo que mostra que o mundo tem 3 trilhões de árvores, ou seja, cerca de 422 para cada ser humano.
Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo, aponta um levantamento inédito. Há 8.715 espécies de árvores no território brasileiro, 14% das 60.065 que existem no planeta.
A maior árvore do mundo é uma sequoia de 83,8 metros nomeada de General Sherman. Estimada em 2.000 ou 3.000 anos de idade, a árvore cresce na Floresta Gigante do Parque Nacional de Sequoia, no sul da Serra Nevada, a leste de Visalia, Califórnia.
“A devastação de 2021, terceiro ano na conta de Bolsonaro, ceifou um total aproximado de 800 milhões de árvores, ou 3,75 por habitante”, escreveu na Folha. Mas a conta ainda pode ser maior: “É possível que, para cada quatro árvores derrubadas, outra morra no interior das áreas ainda com cobertura vegetal.
Os mais de 4 milhões de hectares de florestas tropicais destruídos em 2020, ecossistemas cruciais para a biodiversidade do planeta e para o armazenamento de carbono, acabaram por libertar 2,64 gigatoneladas de CO2 na atmosfera.
Em 2020, o registrado foi de 4.739,92 km² – apresentando, portanto, crescimento de 6% em um ano. Com os 5.026,52 km² desmatados apenas até julho deste ano, 2021 já superou o total registrado ao longo do ano completo de 2017 (3.551,3 km²).
RE: Um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano.
A população mundial passou de 1 bilhão em 1800 para quase 8 bilhões de habitantes em 2020, enquanto o número de árvores no mundo caiu de 6 trilhões para 3 trilhões de unidades, segundo o estudo de Bastin et. al.
Grandes áreas de floresta são abatidas por um processo chamado corte. Máquinas ou seres humanos abatem centenas ou milhares de árvores e as transportam para fazer uso da madeira. Um lenhador corta uma árvore com a ajuda de uma motosserra.
Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.
A Amazônia Legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, meses em que se mede a temporada do desmatamento. A taxa é 57% maior que a da temporada passada, além de ser a pior dos últimos dez anos, aponta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
Como ver as coordenadas no Tlauncher?
Como calcular a força gravitacional de um planeta?
Qual é a geometria da molécula SO3?
Como saber a melhor cor de cabelo para meu tom de pele?
O que é Conta Fácil Banco do Brasil?
Como saber se minha conta e corrente ou poupança Nubank?
Como fazer alguém voltar para você?
O que pode machucar o bebê dentro da barriga?
Como se escreve a palavra pizzaria corretamente?
Como se escreve pesando de peso?
Quanto tempo demora a análise documental da Caixa?