ª pessoa do singular (tu). Te é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir na frase a função de objeto direto ou de objeto indireto. Nunca deverá ser precedido de uma preposição. Ti é um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto numa frase.
Ti é obrigatoriamente antecedido de preposição: Dirigiu-se a ti. Falou de ti. Trouxe o livro para ti.
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para). Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição: “Passei a noite procurando-te."
É o pronome pessoal do caso reto da segunda pessoa do plural, que funciona como sujeito na frase. Esse pronome força o verbo a estar na segunda pessoa. "Os heróis desta pátria sois vós." "Vós deveis ir à missa conosco."
Qual foi o fim da Revolta de Beckman?
Como remover espaços de uma frase no Python?
Como foi o fim dos povos maias?
O que pode causar nódulos no pulmão?
Como escrever uma citação bíblica?
Como escrever o nome de Érica?
Qual é a diferença entre banhar e tomar banho?
Como se desliga o aparelho do Holter?
Em que caso devo usar o sifão na instalação do Split?
Quem retirar o dreno de tórax?