Para garantir uma instalação elétrica segura e dentro das diretrizes da NBR5410, é necessária a utilização de dispositivos de segurança para a proteção dos circuitos da residência, tanto contra choques quanto sobreaquecimento ou surtos de corrente ou tensão.
São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).
Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Quando a corrente que passa por esse componente elétrico é maior que sua máxima corrente nominal, o fusível queima. Dessa forma, evita que a corrente elevada danifique os aparelhos do circuito.
A função do sistema de proteção é provocar a remoção imediata de operação dos elementos acometidos por curtos-circuitos, assim como dos elementos que operam de modo anormal, interferindo na operação do sistema elétrico como um todo. ... Primeiramente é necessário mensurar os sinais de corrente e tensão do sistema elétrico.
Os dispositivos de proteção têm como função essencial proteger os equipamentos contra curtos-circuitos e/ou sobrecargas. Nas situações de curto-circuito, os dispositivos de segurança deverão interromper a passagem de corrente elétrica, minimizando os efeitos térmicos e mecânicos que pode ocasionar nos equipamentos.
Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.
São três os mais comuns e os mais importantes que todo projeto deve ter: disjuntor termomagnético, conhecido pela sigla DTM; diferencial residual – DR; dispositivo de proteção de surto ou sobretensões – DPS.
Os dispositivos de proteção que realizam o seccionamento automático podem ser: dispositivos de proteção à sobrecorrente ou dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual (dispositivos DR).
Usualmente os dispositivos de proteção contra sobre-correntes em redes de baixa tensão são dimensionados para proteger os condutores da rede, havendo entretanto, situações em que atuam com correntes menores das que o condutor suporta, para proteger equipamentos conectados na rede.
O objetivo do Sistema de Proteção é isolar o equipamento defeituoso: De forma rápida; Confiável; Minimizando o trecho de rede desconectada do sistema; De forma simples; e Econômica.
Como funcionava o mais médicos?
Como surgiu a Parada do orgulho LGBT?
Como surgiu a ideia de ângulo?
Como é comemorada a festa junina na região sul?
Quando foi feita a primeira Montanha-russa?
Qual a origem da língua russa?
Como era a sociedade dos francos?
Como surgiu a noção do Ocidente em oposição ao Oriente?
O que colocar no lugar da manteiga?
Como funcionava o regime de padroado no Brasil Colônia?
Como trabalhar o raciocínio Lógico-matemático na educação infantil?