Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
O que Junto ou Separado
A expressão o que é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado.
As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê?
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
16 curiosidades que você vai gostar
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
A forma correta é vaivém.
Embora com origem em duas formas verbais, uma do verbo ir e outra do verbo vir, esta palavra constitui um todo e por isso não leva hífen. É uma palavra aguda, ou seja, com acento tónico na última sílaba.
Que se completa com outros; reunido: sempre estiveram juntos.
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. ... Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.
Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais.
A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. ... De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
É uma espécie de: Estamos juntos em qualquer situação, mesmo sabendo que nem sempre a pessoa irá de fato requerer o TamoJunto desta pessoa que mal o conhece. Bom, na gíria paulistana a expressão não para por aí, ela por completo diz. ´Tamo junto e misturado´.
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
4 ao mesmo tempo, simultaneamente, a um só tempo, concomitantemente.
Vai e vem, quando essa palavra é escrita dessa forma, ela é uma construção nominal, muito usada para designar coisas que se movimentam e voltam ao seu estado de repouso. Vale dizer que isso ocorre com os seres inanimados ou coisas. Veja os exemplos: serrote, porta vai e vem, ondas do mar).
Plural: sóis ou soles. Plural: sóis ou soles.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).
S.O.S. Português
A formação desse modo verbal ocorre deste modo: o "fica" é resultado da exclusão da terminação "s" da 2ª pessoa do presente do indicativo; "fique" repete a 3ª pessoa do presente do subjuntivo.
substantivo masculino O que é exato, seguro, correto: o certo sempre tem razão. Etimologia (origem da palavra certo). Do latim certus.a.um.
Quando usar mais
Como vimos, mais pode ser usado para transmitir a ideia de maior quantidade, excesso ou intensidade. A depender do seu uso, pode ser uma conjunção, advérbio de intensidade, preposição, etc. Em alguns casos, quando inserido no plural, o termo pode expressar os demais ou os outros.
Qual os benefícios do Cipó mil homens?
Como utilizar a Farinha Seca Barriga?
O que é usina hidrelétrica ou energia hidrelétrica?
O que é escala de trabalho 1x1?
Como funciona a fototerapia na icterícia neonatal?
Como ligar e desligar Windows 10 mais rápido?
Para que serve declaração de comparecimento Enem?
Em que consiste a ordem social?
Como ter a mesma imagem em duas TVs?
Como ligar dois amplificadores em bridge?
O que é a escala Richter e como é feita sua leitura?
Como acessar a TV Philco pelo celular?
O que faz uma pessoa sentir atração por outra?