O mapa mental pode ser usado para orientar nesse processo. Em uma outra situação, você tem uma reunião e deve elencar os pontos principais que serão discutidos no encontro. O diagrama também auxilia para que todas as informações importantes sejam lembradas.
Como estudar com mapas mentais?
O mapa mental é uma ferramenta eficiente para memorizar informações relevantes por um longo período. Isso porque, ao organizar de maneira significativa o conhecimento aprendido, essa técnica destaca as informações que foram estruturadas e é capaz de condensar os conteúdos em blocos facilmente recordáveis.
O mapa mental é uma ferramenta de organização em forma de diagrama que ajuda você a organizar suas ideias e se planejar melhor. Ela foi criada pelo psicólogo Tony Buzan, considerado uma autoridade mundial sobre aprendizagem, memória e uso do cérebro.
Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.
A primeira coisa é se munir de todos os materiais necessários: papel sem pauta (de preferência, folhas A3 ou A4) e canetas de diversas cores e espessuras. Organize também o material: textos, livros, apostilas, sobre o assunto do qual o mapa mental vai tratar.
No geral, são usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável. A base dos mapas mentais são as palavras-chave. Por isso, é necessário ter a capacidade de reduzir os conceitos a apenas uma ou poucas palavras.
Também conhecido como mapa da mente – ou mind map –, ele pode ser feito à mão ou com a ajuda de programas e aplicativos. No geral, são usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável. A base dos mapas mentais são as palavras-chave.
Criada pelo escritor inglês Tony Buzan, a técnica consiste em uma espécie de resumo do conteúdo, por meio das informações principais em palavras-chaves, desenhos ou pequenos ícones, que devem funcionar como uma âncora, que puxa o restante do conteúdo na memória. O mapa mental trabalha com comparações, síntese de informações e hierarquização.
Os mapas mentais são úteis em processos como a fixação da linguagem escrita, o ensino e visualização de fatos históricos. A psicopedagoga e professora da UERJ Regina Lima explica que os mapas mentais também fornecem aos alunos uma maneira natural de pensar e construir pensamentos sobre diferentes temas.
Como se realiza a neutralização das cores?
Quais são as demonstrações obrigatórias pela lei 6404 76?
O que significa na Bíblia reconstruir?
Qual a origem da raça Fila Brasileiro?
Como entrar com ação por danos materiais?
Quando foi criado o sistema Android?
Como Dom Quixote foi armado cavaleiro?
Como fazer um jornal virtual passo a passo?
Quando um relacionamento se torna tóxico?
Como foi feito o filho de Thammy?
Como foi construída a ponte do Rio Niterói?
Como se proteger de um assalto na sua casa?
O que fazer quando se tem uma lesão muscular?
Como foi o processo de independência da China?
Como citar pessoa jurídica na petição inicial?