O mapa mental pode ser usado para orientar nesse processo. Em uma outra situação, você tem uma reunião e deve elencar os pontos principais que serão discutidos no encontro. O diagrama também auxilia para que todas as informações importantes sejam lembradas.
Como estudar com mapas mentais?
O mapa mental é uma ferramenta eficiente para memorizar informações relevantes por um longo período. Isso porque, ao organizar de maneira significativa o conhecimento aprendido, essa técnica destaca as informações que foram estruturadas e é capaz de condensar os conteúdos em blocos facilmente recordáveis.
O mapa mental é uma ferramenta de organização em forma de diagrama que ajuda você a organizar suas ideias e se planejar melhor. Ela foi criada pelo psicólogo Tony Buzan, considerado uma autoridade mundial sobre aprendizagem, memória e uso do cérebro.
Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.
A primeira coisa é se munir de todos os materiais necessários: papel sem pauta (de preferência, folhas A3 ou A4) e canetas de diversas cores e espessuras. Organize também o material: textos, livros, apostilas, sobre o assunto do qual o mapa mental vai tratar.
No geral, são usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável. A base dos mapas mentais são as palavras-chave. Por isso, é necessário ter a capacidade de reduzir os conceitos a apenas uma ou poucas palavras.
Também conhecido como mapa da mente – ou mind map –, ele pode ser feito à mão ou com a ajuda de programas e aplicativos. No geral, são usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável. A base dos mapas mentais são as palavras-chave.
Criada pelo escritor inglês Tony Buzan, a técnica consiste em uma espécie de resumo do conteúdo, por meio das informações principais em palavras-chaves, desenhos ou pequenos ícones, que devem funcionar como uma âncora, que puxa o restante do conteúdo na memória. O mapa mental trabalha com comparações, síntese de informações e hierarquização.
Os mapas mentais são úteis em processos como a fixação da linguagem escrita, o ensino e visualização de fatos históricos. A psicopedagoga e professora da UERJ Regina Lima explica que os mapas mentais também fornecem aos alunos uma maneira natural de pensar e construir pensamentos sobre diferentes temas.
Como usar a manta asfáltica no telhado?
Como fazer parte elétrica em casa de madeira?
Como passar marcha câmbio automático?
Como preparar massa corrida para reboco?
Como passar manteiga gelada no pão?
Como maquiar o olho para ficar maior?
Quantos dias devo tomar levofloxacino para infecção urinária?
Pode passar fio dental no implante?
Quantos dias tomar loratadina?
Pode passar massa corrida em umidade?
Para que serve tomar gelatina incolor?
Como passar as fotos do computador para o iPhone sem o iTunes?
Qual o melhor empréstimo online?