Brasil
Fila-brasileiro/Origem
O Fila Brasileiro é um cão que data desde a colonização do Brasil. Ele era usado como cão de guarda dos bandeirantes, protegendo-os dos índios e dos animais selvagens. Também capturava escravos fugitivos. Sua raça vem dos cruzamentos entre Dogues, Mastifes e Cães de São Humberto, trazidos pelos portugueses.
Paulo Santos Cruz Paulo Santos Cruz, considerado "pai da raça" por ter sido o principal entusiasta e promovedor do fila, escreveu o primeiro padrão da raça, que tornou-se válido em 1954. O fila-brasileiro teve seu apogeu nas décadas de 19, quando era uma das raças com maior número de registros.
A raça com crianças, estranhos e outros animais Com estranhos e outros animais, é recomendável muita cautela no contato. E não é por conta de agressividade. É que o instinto de proteção do fila brasileiro é tão intenso que qualquer estranho, seja humano, seja animal, vai lhe despertar o alerta máximo de segurança.
Dócil
ObedienteLealDeterminadoCorajoso
Fila-brasileiro/Personalidade
Como se pode comprovar, o Fila Brasileiro é um cachorro grande, com um corpo mais largo que alto (perfil retangular) e uma grande massa corporal. A cauda é larga, de inserção média e não se deve enrolar nem cair sobre o lombo do cachorro. A cabeça é proporcional ao corpo. O focinho é forte, largo e proeminente.
O Original Fila Brasileiro é reconhecido e registrado pela SOBRACI, e, apesar do nome similar, trata-se de uma raça à parte do moderno Fila Brasileiro....
Original Fila Brasileiro | |
---|---|
Altura do macho | 65 a 75 cm |
Altura da fêmea | 60 a 70 cm |
Pelagem | Curto |
O Fila Brasileiro é uma raça tipicamente molossoide, ou seja, possui um porte robusto, grande e forte. As orelhas são longas e caídas, o focinho é sempre preto e os olhos são sempre pretos. O rabo é longo e a postura é sempre de um cão de guarda.
No geral, ele é muito apegado à família, obediente e faz de tudo para agradar. O Fila Brasileiro convive bem com crianças e até com outros pets, desde que seja socializado ainda quando filhote.
Fêmea: 60–70 cm
Macho: 65–75 cm
Fila-brasileiro/Altura
Fila brasileiro é uma raça de cão de grande a gigante porte desenvolvida no Brasil, e a primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente.O fila brasileiro é utilizado como cão de guarda. [1]A origem deste canino está atrelada à colonização do país, quando os europeus trouxeram para cá os seus cães de trabalho.
Tal qual o processo colonizador, a raça foi se acomodando devagar no gosto de todos e conquistando o coração de muitos brasileiros. Ele ficou bastante conhecido nos anos 80 e 90, e agora volta em grande estilo. A raça tem sua história ligada tanto à mistura genética quanto à colonização brasileira.
O livro aponta também que o cão de fila brasileiro, ou o seu ancestral, teria sido chamado de alão e molosso, pelos antigos. Desta forma, o alão português (ou alão ibérico) é apontado como um provável ancestral dos cães fila do Brasil.
Portanto "Cão de fila" ou "Cão de filar" dá a entender de que trata-se de um Cão de agarre, um cão que "morde e não solta". Nomeação similar é encontrada também em duas raças de origem portuguesas (que podem compartilhar parentesco com o fila brasileiro): o Cão de Fila de São Miguel e o extinto Cão de Fila da Terceira.
São Miguel do Gostoso é uma cidade?
Por que os Estados Unidos invadiu o Iraque?
Qual o signo que é mais bravo?
Pode fazer testamento só para um filho?
Quais foram principais inovações tecnológicas da quarta Revolução Industrial?
Quais os feriados mais importantes?
Quando o datashow não aparece imagem?
O que é arquitetura centralizada?
Qual é a ferramenta que pode ser usada para medir a tensão e a corrente?
Quais as características de um bom livro?
São exemplos de meios translúcidos?