sob = “embaixo de”, “em estado de”, “sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém”. sobre = “em cima de”, “acima de” ou “a respeito de”.
O “sobre” é uma preposição utilizada como sinônimo de “em cima de”, “por cima de” e “acima de”. Ou seja, ela faz referência a algo que esteja numa posição superior. Esse termo também pode ser utilizado com o sentido de “acerca de”, “em relação à” e “a respeito de”.
Abrigou-se sob o telhado. Estaremos sob ataque a qualquer minuto. Está tudo sob controlo, Timmy. Sub não está correto – o que existe é o prefixo sub- que é o afixo que se acrescenta antes do radical (ex.: subconjunto, sublinha, subsolo), no acréscimo muda o sentido básico do radical.
Sobre a mesa ou sob a mesa
Nesse caso, valem as duas formas, mas com sentido oposto: sob a mesa ou sobre a mesa são corretos.
Quando você ficar em dúvida, basta se lembrar de que sob refere-se a estar embaixo ou por baixo e sobre refere-se a estar em cima ou por cima.
43 curiosidades que você vai gostar
Porém, seus significados são contrários. Sobre e sob são, assim, preposições antônimas. Sobre indica, principalmente, que algo está em cima: sobre a mesa. Sob indica, principalmente, que algo está embaixo: sob a mesa.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Significado de sob responsabilidade: Estar sob responsabilidade é quando algo ou alguém é responsável por a...
Quando o prefixo sob- se juntar a palavras iniciadas por "r”, deve-se usar o hífen. Veja alguns exemplos: Sob-roda. Sob-rogar.
...
Assim, não se usa hífen, por exemplo, nas palavras:Sobalçar.Sobgrave.Sobnegar.Sobpé
A preposição “sob” tem origem na palavra do latim “sub”. Para assimilar melhor o uso dessa palavra, pode-se pensar no nome “subdesenvolvido”, que transmite ideia de algo que não é desenvolvido, que está “abaixo de” ou “embaixo de”. Já a preposição “sobre”, que também tem origem latina, deriva de “super”.
Veja os exemplos com onde e aonde:“A casa onde ela mora é muito longe” fica “A casa em que ela mora é muito longe”.“O local aonde eu fui não tinha internet” fica “O local ao qual eu fui não tinha internet”.
As duas palavras estão corretas, mas o seu uso é muito confundido. Muitas pessoas se perguntam quando utilizar sobre e quando utilizar sob. A distinção entre as duas palavras é muito importante, pois elas significam coisas literalmente opostas. Sobre significa por cima, acima, enquanto sob significa por baixo, embaixo.
Os advérbios onde e aonde indicam lugar: Onde você está?
...
Exemplos de frases com aondeAonde você vai?Aonde ele pretende ir?Você está levando isso aonde?Você sabe aonde eles foram?
A resposta é: Eu fiquei fora de mim. O pronome reflexivo “si” (quando sujeito pratica e sofre a ação verbal = ideia de “a si mesmo”) é de 3ª pessoa: “Ele ficou fora de si”; “Ela feriu a si mesma”; “Você iludiu a si mesmo”; “Eles ficaram fora de si”; “Elas feriram a si próprias”.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
O prefixo "semi" só se liga com hífen a palavras iniciadas com vogal, "h", "r" ou "s". Assim, há hífen em "semi-analfabeto", "semi-humano", "semi-reta" ou "semi-sólido", mas não há em "semifinal", "semivogal", "semicírculo" ou "semibárbaro".
sob demanda advérbio
A editora imprime livros sob demanda, conforme os pedidos. The publisher prints books on demand, based on orders.
A expressão em cima é uma locução adverbial ou preposição e significa “na parte mais elevada”, “na parte superior”, “sobre”, e é antônimo de “embaixo”.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Por quê: usado no fim de perguntas diretas. Porque: usado em respostas; explicações. Porquê: embora possa ser precedido de um pronome ou de um numeral, costuma ser usado depois do artigo "o" e do artigo "um", e é sinônimo de "motivo".
Acerca de – Mesmo que “sobre”; A cerca de – Indica distância aproximada; Há cerca de – Indica tempo aproximado percorrido ou quantidade de algo.
Por exemplo, «A população está sob aviso, no que diz respeito ao período em que as obras vão iniciar», a população está informada, está avisada. O termo sobreaviso [sobre + aviso] é um substantivo masculino que significa precaução, prevenção. Assim, estar de sobreaviso é estar precavido.
Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos:“Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir.“Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.
Como identificar polo positivo e negativo bateria?
Tem como saber os números cadastrados no meu CPF?
Como usar o ramal do telefone Intelbras?
Como montar uma antena parabólica Bedin Sat?
Como tratar Insulinoma em cães?
O que é bolhas de pus no cachorro?
Quais os tratamentos indicados para hérnia de disco?
Qual remédio dar para galinha?
Qual tratamento para impacto femoroacetabular?
O que é bom para tratar infecção intestinal?
Como faço para instalar um relógio de luz?
Qual a alimentação adequada para quem tem hepatite C?
Qual o vaso ideal para um girassol gigante?
O que é bom para desinchar perna de gato?