Quando uma espécie exótica é introduzida em um local estranho podem acontecer duas coisas: ou elas não resistem à competição com as espécies nativas e logo desaparecem, ou encontram um ambiente propício, sem predadores, e multiplicam-se, tornando-se pragas.
A invasão de espécies exóticas empobrece os ecossistemas, causando perda significativa da biodiversidade. Fonte: Fascinating Universe/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0). Com o aumento de transporte intercontinental, diversas espécies de plantas e animais são deslocadas dos seus habitats naturais para novos ambientes.
As espécies exóticas são um problema principalmente quando se tornam invasoras. Possuem facilidade para deslocamento e ocupação do ambiente, ameaçando ecossistemas, habitats ou outras espécies.
As espécies invasoras são espécies exóticas que se proliferam de maneira descontrolada, ameaçando o equilíbrio de um ecossistema. Definimos como espécies exóticas aquelas que estão fora do seu local habitual.
Espécies exóticas, não nativas ou introduzidas são aquelas que vivem fora da sua distribuição natural, em locais onde seria impossível encontrá-las sem a interferência humana. Praticamente todos os ecossistemas com os quais o homem mantém contato regular contêm seres vivos que foram transportados por ele.
40 curiosidades que você vai gostar
A adaptação às condições do local no qual se inseriu, a ausência de predadores e a degradação são os principais fatores que levam uma espécie exótica a se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos e causando um grande impacto à comunidade.
O desequilíbrio se dá pela competição com as espécies nativas, por território, alimento e água. O seu impacto pode ser ainda maior, pois muitas vezes elas também se alimentam das espécies nativas.
Quando uma espécie exótica se torna prejudicial ao ecossistema, ela é chamada de espécie invasora. A principal diferença entre espécies exóticas e invasoras é que espécies exóticas são inofensivas ao ecossistema, enquanto espécies invasivas são prejudiciais ao ecossistema.
Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. ... O ambiente isolado tem características de clima, solo e água distintos dos demais e seleciona as espécies que lá vivem de uma forma única: determinadas espécies só se desenvolverão naquele ambiente.
Qual é a ordem que o algarismo 8 ocupa?
Quais os sintomas de quem tem água no joelho?
Porque o câncer faz cair o cabelo?
Qual tecido do Tendao de Aquiles?
Qual o elemento químico que possui o número atômico 28?
Qual o custo de abrir uma pizzaria?
O que acontece depois que o furúnculo estoura?
Qual é o nome do cachorro do Jungkook que conhecemos no In The SOOP 2?
O que é um expoente na matemática?
Qual o valor normal de Glasgow?
Como transferir o benefício para outro banco?
O que é uma ação de responsabilidade civil?
Precisa de preparo para contrarrazões?
Quantas vezes posso tomar losartana por dia?
Como saber se a oxigenação do meu aquário é o suficiente?