Quando uma lei é complementar?

Pergunta de Leonardo Gil Mendes em 27-05-2022
(55 votos)

(2) Matéria: trata-se do assunto a ser tratado por meio da lei ordinária ou da lei complementar. A diferença é a seguinte: LEI COMPLEMENTAR: exigida em matérias específicas da Constituição. LEI ORDINÁRIA: exigida de modo residual, nos casos em que não houver a expressa exigência de lei complementar.

Quando a lei é complementar?

Diferem das Leis Ordinárias por exigirem o voto da maioria dos parlamentares que compõe a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para serem aprovadas. Devem ser adotadas para regulamentar assuntos específicos, quando expressamente determinado na Constituição da República.


O que é uma lei complementar?

A lei complementar fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, conforme a Constituição. O quórum para aprovação de projeto de lei complementar é maioria absoluta das duas Casas do Congresso (41 senadores e 257 deputados).

Como saber se uma lei é complementar ou ordinária?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

O que são leis complementares exemplos?

A lei complementar sempre trata de temas que foram definidos na Constituição Federal. Como o nome diz, ela complementa as informações sobre o modo de funcionamento de um direito, por exemplo. A Constituição define que um direito existe e a lei complementar estabelece todos os outros detalhes sobre o seu funcionamento.

AGU Explica - Lei Ordinária x Lei Complementar


31 curiosidades que você vai gostar

Qual a função de uma lei complementar?

A lei complementar é uma espécie normativa com previsão constitucional que possui dois grandes diferenciais em relação à lei ordinária: destina-se a regulamentar matérias a ela reservadas pela Constituição e sua aprovação exige quórum qualificado de maioria absoluta nas duas Casas do Congresso Nacional.

O que é lei ordinária exemplos?

Um bom exemplo de lei ordinária é a lei n o 10.741, de 1 o de outubro de 2003, a qual dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Outro exemplo é a lei n º 8.069, de 13 de julho de 1990, a qual trata do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É possível uma lei ordinária alterar o disposto em uma lei complementar?

Como a Constituição Federal estabelece que certas matérias devem ser tratadas por lei complementar, delas não se poderia ocupar a lei ordinária. Assim, uma lei ordinária que tratasse de matéria reservada à lei complementar seria inconstitucional por invasão da competência do legislador complementar.

É possível uma lei ordinária revogar uma lei complementar?

Leis Complementares não podem ser revogadas por leis ordinárias. Todavia, lei complementar poderá revogar lei ordinária.



Outras questões

Como tratar o cabelo com produtos baratos?

Como consultar autônomo no eSocial?

Como é extraído o mármore da natureza?

Quanto tempo para hidratar o trigo?

Pode hidratar os dreads?

Quantos de amido tem o milho?

Como habilitar o arquivo morto no Office 365?

Onde é aplicado o silício?

Como hidratar o levain?

Como se expressam as pessoas insatisfeitas e inconformadas?

O que é bom para hidratar as pontas do cabelo?

Como se extrai esmeraldas?

Como procurar uma palavra dentro de vários arquivos PDF?

Como se estabelece o vínculo social Brainly?

Como fazer hidratação no cabelo com Bio Extratus?

Como se obtém a gasolina a partir do petróleo?

Qual a melhor maneira de usar vinagre de maçã no cabelo?

Como se extrair o ouro nas lavras?

Como se representa uma reta?

Quando o carbono possui duas ligações duplas elas são?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com