Define-se grupo econômico à luz da legislação trabalhista, portanto, quando uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra.
Um grupo empresarial é caracterizado pelo conjunto de diversas empresas – não necessariamente do mesmo setor ou com características semelhantes – que são administradas por uma única companhia matriz. As empresas pertencentes ao mesmo grupo empresarial podem estar ligadas de maneiras diferentes.
Grupo empresarial, grupo econômico, conglomerado econômico, conglomerado empresarial e conglomerado industrial são termos que se referem a um conjunto de empresas que dependem de uma mesma empresa matriz (holding).
Como o próprio termo sugere, um grupo de empresas é, em essência, a união de diversas organizações sob um objetivo comum: o de conferir mais agilidade, eficiência e economia à prestação de serviços empresariais, prezando sempre pela confiabilidade na entrega e pela qualidade do resultado.
Conforme o artigo 265 da Lei 6.404/76, a caracterização de grupo econômico exige ter havido convenção entre a controladora e as controladas, de modo que fiquem compelidas a combinar recursos ou esforços para a realização dos respectivos objetivos ou a participar das atividades ou empreendimentos comuns.
Grupo econômico se configura quando duas ou mais empresas atuam de forma coordenada, com objetivos comuns, ou desde que exista uma relação de subordinação entre elas.
“Caracteriza-se grupo econômico quando 2 (duas) ou mais empresas estiverem sob a direção, o controle ou a administração de uma delas, compondo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica”.
Também conhecido como conglomerado industrial ou grupo empresarial, termo utilizado na Economia, é a junção de duas ou mais empresas dos mais diversos ramos, mas tendo que estar sob a mesma estrutura corporativa.
Na doutrina, os grupos econômicos, ou societários, são uma "concentração de empresas, sob a forma de integração (participações societárias, resultando no controle de uma ou umas sobre as outras), obedecendo todas a uma única direção econômica".
Introdução. Os grupos de sociedades são caracterizados pela reunião de sociedades por meio de um processo de concentração e sob uma direção comum, mas sem fusão de patrimônios e nem a perda da personalidade jurídica de cada sociedade integrante. Os grupos de sociedades visam à concretização de empreendimentos comuns.
Ao buscar e recorrer a um grupo de empresas, portanto, o gestor se insere em um ambiente de confiança com alto nível de comprometimento e dispõe de alternativas aderentes às suas necessidades, incluindo exemplos, como riscos no âmbito penal e de licenciamentos perante órgãos regulamentadores.
A incorporação de empresas é quando uma determinada instituição adquire, de uma só vez, toda a operação de outra empresa, incluindo os bens, ativos, tecnologias e profissionais especializados, fazendo a empresa incorporada deixar de existir. Com isso, todas as obrigações trabalhistas também são transferidas.
O consórcio de grandes empresas é tradicionalmente utilizado para grandes projetos de engenharia, como a construção de usinas hidrelétricas, redes de transmissão de energia, rodovias, portos, plataformas de petróleo ou nos projetos de parcerias público-privadas (PPP).
Quem é que foi o sucessor de Carlos Magno?
Quantos anos faz que João Goulart morreu?
Como foi a morte de São Bartolomeu?
O que aconteceu com Miriam Pires?
Como finalizar o cabelo cacheado sem marcar?
Quem matou o rei das formigas quimeras?
Como brincar de Cobrinha com corda?
Como é a brincadeira de ciranda?
O que tomar com Martini Rosso?
Como baixar o Assassin's Creed?