O hip hop é conhecido mundialmente como uma corrente musical baseada em rimas declamadas em grande velocidade sobre uma base rítmica, mas na realidade é o movimento cultural que engloba quatro manifestações artísticas: DJ, MC (mestre de cerimônias), breakdance e grafite.
O que é Hip Hop:
Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação.
O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.
Vetor de lutas sociais e políticas e das lutas cotidianas nos bairros populares, o hip-hop é uma ferramenta de denúncia, defesa e promoção de movimentos sociais. ... Através de múltiplas influências musicais (jazz, funk, soul ...), as populações que vivem nos guetos expressam uma voz social e política.
A cultura hip hop foi iniciada nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
43 curiosidades que você vai gostar
É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap. É uma cultura de revolução, atitude, protesto, valores, crenças e o jeito de ser e se expressar de um grupo de pessoas, que são marcadas pela realidade das periferias urbanas e reivindicam melhorias de vida.
O hip hop é caracterizando por cinco pilares: O Break, o Mc, o DJ, o grafite, e o Rapping que juntos formam o rap.
É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos. O movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o Rap (Rithm and Poetry).
Ele influenciou a cultura pop e a moda nos quatro cantos do mundo. Os artistas e adeptos do Hip Hop não somente expressavam-se através da música, dança e graffiti, eles adotaram um estilo, no qual suas roupas diziam muito sobre a cultura e sobre suas personalidades.
O vestuário se tornou uma ferramenta extremamente necessária na construção da identidade dos grupos ligados ao Hip Hop, retratando a imagem visual que surgiu através das referências sonoras, e a sua influência direta na indústria da moda, criando novos nichos de consumidores interessados nas tendências que vem das ruas ...
No início do movimento, a moda Hip Hop foi muito influenciada por grupos musicais como o Run DMC e Public Enemy, que mesclavam roupas coloridas com um visual “gangsta”, que remetia ao estilo das gangues das periferias nova-iorquinas.
O Hip Hop é expressão da cultura popular e como tal deve ser reconhecido, diz pesquisador. O hip hop é muito mais que música e dança. ... O pesquisador afirma que através de seus eventos, o movimento hip hop promove ações de inclusão social nas mais diversas áreas (educação, cultura, saúde, direitos humanos, etc).
A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
O breakdancer, breaker, b-boy, ou b-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo. No inicio, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.
Nas festas em que essas músicas eram tocadas, o DJ era quem comandava os discos de vinil e também o microfone. ... Dessa maneira, os DJs começaram a ser chamados de MC, que significava nada mais, nada menos, que Mestre de Cerimônias, ou pessoas que conduzem eventos importantes.
Vertentes do Hip-HopBreak Dance. MC (master of ceremonies)Break Dance, por convenção, é a denominação dada às danças de rua. ... Graffiti. ... Beat Box. ... Disc-Jockey (DJ) ... Rap.
A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.
A resposta correta é a alternativa C. O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop . O break dancing surge como uma dança de rua.
O Hip Hop busca apropriar-se dos espaços públicos, assim como das regiões nobres e centrais da cidade, seus atores segundo Rose (1997), reinterpretam a experiência da vida urbana, apropriando-se de modo simbólico do espaço urbano, através da dança, do rap, do estilo.
O Hip Hop é visto como uma cultura marginal que pretende retratar o comportamento de um grupo social; acontece principalmente na periferia das grandes Page 8 cidades, congregando os excluídos do poder.
O Hip Hop é considerado um componente da cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formado na sua maioria por negros e latinos, com a intenção de denunciar problemas sociais e buscando soluções para eles.
O Hip Hop teve origem nos guetos da cidade de Nova York, no final da década de 1960, tendo como protagonista a população negra e hispânica moradora da periferia. No Brasil, frente à expansão da ideologia, verificou-se também um crescimento da moda característica do movimento œ marcas, grifes e publicações exclusivas.
A moda do hip hop é um estilo de se vestir de origem afro-americana, caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los Angeles, Galesburg, Brooklyn, Chicago, Filadélfia, Detroit, Porto Rico, entre outros.
O hip-hop chega ao Brasil
A viagem de sucesso do hip-hop pelo mundo desembarcou no Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo, quando os jovens começaram a receber informações do movimento que estava acontecendo em Nova York.
Surge no país a musica rap e o movimento hip hop se torna realidade no país, mesmo que de maneira totalmente “underground”, marginal (RIBEIRO, 2006, p. 6). O movimento do hip hop se mostrou mais amplo à medida que chegava o rap e do grafite, composta também pelo MC e o DJ.
Como passar a tela do PC para a TV?
Como passar QR Code na getnet?
Como usar o cobre nas plantas?
Como as redes sociais afetam o trabalho?
Como Pagar com cartão virtual na SafraPay?
Como o uso das tecnologias na educação chaves 2007 pode ser pensado na atualidade?
Como passar cartão virtual na máquina mercado pago?
Como aplicar argamassa na parede para colocar cerâmica?
Como o plástico mudou a sociedade brasileira?
Como usar argamassa branca na parede?
O que o triptofano faz no organismo?
Como o sensoriamento remoto pode auxiliar no processo de análise do desmatamento?
Como passar o cartão na máquina só com o número moderninha?
Qual a importância do uso sustentável da água?
Como são classificadas as águas quanto ao seu uso?
Como passar cartão online na maquininha rede?
Como treinamento exaustivo pode acarretar fatores negativos ao sistema imunológico?