O hip hop é conhecido mundialmente como uma corrente musical baseada em rimas declamadas em grande velocidade sobre uma base rítmica, mas na realidade é o movimento cultural que engloba quatro manifestações artísticas: DJ, MC (mestre de cerimônias), breakdance e grafite.
O que é Hip Hop:
Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação.
O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.
Vetor de lutas sociais e políticas e das lutas cotidianas nos bairros populares, o hip-hop é uma ferramenta de denúncia, defesa e promoção de movimentos sociais. ... Através de múltiplas influências musicais (jazz, funk, soul ...), as populações que vivem nos guetos expressam uma voz social e política.
A cultura hip hop foi iniciada nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
43 curiosidades que você vai gostar
É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap. É uma cultura de revolução, atitude, protesto, valores, crenças e o jeito de ser e se expressar de um grupo de pessoas, que são marcadas pela realidade das periferias urbanas e reivindicam melhorias de vida.
O hip hop é caracterizando por cinco pilares: O Break, o Mc, o DJ, o grafite, e o Rapping que juntos formam o rap.
É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos. O movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o Rap (Rithm and Poetry).
Ele influenciou a cultura pop e a moda nos quatro cantos do mundo. Os artistas e adeptos do Hip Hop não somente expressavam-se através da música, dança e graffiti, eles adotaram um estilo, no qual suas roupas diziam muito sobre a cultura e sobre suas personalidades.
O vestuário se tornou uma ferramenta extremamente necessária na construção da identidade dos grupos ligados ao Hip Hop, retratando a imagem visual que surgiu através das referências sonoras, e a sua influência direta na indústria da moda, criando novos nichos de consumidores interessados nas tendências que vem das ruas ...
No início do movimento, a moda Hip Hop foi muito influenciada por grupos musicais como o Run DMC e Public Enemy, que mesclavam roupas coloridas com um visual “gangsta”, que remetia ao estilo das gangues das periferias nova-iorquinas.
O Hip Hop é expressão da cultura popular e como tal deve ser reconhecido, diz pesquisador. O hip hop é muito mais que música e dança. ... O pesquisador afirma que através de seus eventos, o movimento hip hop promove ações de inclusão social nas mais diversas áreas (educação, cultura, saúde, direitos humanos, etc).
A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
O breakdancer, breaker, b-boy, ou b-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo. No inicio, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.
Nas festas em que essas músicas eram tocadas, o DJ era quem comandava os discos de vinil e também o microfone. ... Dessa maneira, os DJs começaram a ser chamados de MC, que significava nada mais, nada menos, que Mestre de Cerimônias, ou pessoas que conduzem eventos importantes.
Vertentes do Hip-HopBreak Dance. MC (master of ceremonies)Break Dance, por convenção, é a denominação dada às danças de rua. ... Graffiti. ... Beat Box. ... Disc-Jockey (DJ) ... Rap.
A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.
A resposta correta é a alternativa C. O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop . O break dancing surge como uma dança de rua.
O Hip Hop busca apropriar-se dos espaços públicos, assim como das regiões nobres e centrais da cidade, seus atores segundo Rose (1997), reinterpretam a experiência da vida urbana, apropriando-se de modo simbólico do espaço urbano, através da dança, do rap, do estilo.
O Hip Hop é visto como uma cultura marginal que pretende retratar o comportamento de um grupo social; acontece principalmente na periferia das grandes Page 8 cidades, congregando os excluídos do poder.
O Hip Hop é considerado um componente da cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formado na sua maioria por negros e latinos, com a intenção de denunciar problemas sociais e buscando soluções para eles.
O Hip Hop teve origem nos guetos da cidade de Nova York, no final da década de 1960, tendo como protagonista a população negra e hispânica moradora da periferia. No Brasil, frente à expansão da ideologia, verificou-se também um crescimento da moda característica do movimento œ marcas, grifes e publicações exclusivas.
A moda do hip hop é um estilo de se vestir de origem afro-americana, caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los Angeles, Galesburg, Brooklyn, Chicago, Filadélfia, Detroit, Porto Rico, entre outros.
O hip-hop chega ao Brasil
A viagem de sucesso do hip-hop pelo mundo desembarcou no Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo, quando os jovens começaram a receber informações do movimento que estava acontecendo em Nova York.
Surge no país a musica rap e o movimento hip hop se torna realidade no país, mesmo que de maneira totalmente “underground”, marginal (RIBEIRO, 2006, p. 6). O movimento do hip hop se mostrou mais amplo à medida que chegava o rap e do grafite, composta também pelo MC e o DJ.
Como podemos demonstrar amor aos nossos amigos?
Como ligar boia elétrica 220v?
Como podemos definir arranjo musical?
Como inverter a ordem dos dados no gráfico Excel?
Como podemos descobrir se dois genes estão ligados por meio do resultado de um cruzamento teste?
Como a taxa de juros controla a inflação?
O que acontece quando o homem interfere na cadeia alimentar?
Como melhorar o sistema público de saúde no Brasil?
É correto dizer que o homem evoluiu do macaco?
Como investir o dinheiro no GTA V online?
Como ligar restrito de um estado para o outro?
Como Sagitário gosta de ser beijado?
Como o homem primitivo média o tempo?
Quem vai fazer o Brian no Velozes e Furiosos 9?
Como a atividade física é benéfica para a memória?
Qual o carinho que o homem mais gosta?
O que preciso para ser um PMO?