I. Quando um corpo exerce força sobre o outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido. II. A resultante das forças que atuam em um corpo de massa m é proporcional à aceleração que este corpo adquire.
A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto.
Isso significa que as forças atuam em pares e que para toda ação existe uma reação. Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb,, e de igual direção, pois ambos estão na horizontal.
As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.
A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação ...
38 curiosidades que você vai gostar
1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.
A primeira lei de Newton estabelece que um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme caso a resultante das forças que agem sobre ele seja nula.
A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. De acordo com a Segunda Lei de Newton: “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”
Desta forma, se aplicarmos a mesma força em dois corpos com massas diferentes, o de maior massa sofrerá uma menor aceleração. Daí concluímos que o de maior massa resiste mais as variações de velocidade, logo tem maior inércia. Exemplo: Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2.
Quais são as hipóteses de cabimento do recurso de apelação?
Quanto ganha um advogado no início de carreira?
O que significa maré alta e maré baixa?
Quais as diferenças entre nulidade absoluta e nulidade relativa do contrato?
O que deve ter em um projeto social?
Qual a diferença entre psicótico e esquizofrenia?
Quais NRs foram atualizadas em 2021?
Qual o tempo de validade do arroz?
O que são bens de consumo intermediários?
Qual é o grau de intolerância à lactose?
Quais cursos foram avaliados no Enade 2020?
Quais são os requisitos de admissibilidade dos recursos?
O que é primeiro dia útil subsequente?
Quanto custa para fazer um DNA hoje?
Quem pode ser atendido em uma unidade básica de saúde?
Qual a espessura de um batente de porta?