O começo da carta, seja ela escrita à mão ou digitada, é a saudação inicial. É nessa parte que você cita o nome da pessoa para quem está escrevendo, como “Querida Emília” ou “Olá, Sabrina”. De acordo com a sua relação de proximidade com o destinatário, escolha a expressão mais adequada.
Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula. Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento. Vocativo: expressão para anunciar o início da conversa.
Por exemplo, se você está pedindo uma carta de recomendação, considere a inclusão de seu currículo. Ao mesmo tempo, certifique-se de manter o ponto principal de sua carta.
Para escrever uma carta clara e eficaz é fundamental que você tenha uma noção clara de seus objetivos e finalidades. Uma boa maneira de certificar-se de que seus pensamentos sobre esses tópicos sejam claros é obter três pedaços de papel em branco e rotulá-los "por que estou escrevendo esta carta", "o objetivo desta carta" e "outros pensamentos".
Apresentamos exemplos práticos e resumidos com as características necessárias à elaboração e escrita de cartas utilizando uma linguagem formal ou informal, consoante as suas necessidades. A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão.
Quantos pedágios até Apucarana?
Como saber o total de múltiplos de um número?
Como saber quantos metros quadrados tem em casa?
Como esse exame permite predizer a altura que as pessoas alcançarão?
Como saber os pontos do cartão de crédito Visa?
Qual parte do corpo fica o diafragma?
O que é ser romântico no romantismo?
Como o etnocentrismo se manifesta na sociedade atual?
Pode deixar máquina de lavar na chuva?
É normal sentir dor ao fazer o exame papanicolau?
Qual o nome que se dá a uma pessoa que se acha?
Como saber se o aipim e de qualidade?
O que é o efeito corona de uma linha de transmissão?
O que significa o último suspiro?
Como saber quantos dias de férias tenho direito?