Então, se você realmente quer apoiar e ajudar alguém com ansiedade, lembre-se de quem você gosta. Reconheça que seu amigo, familiar ou parceira é uma pessoa completa e muito maior que o transtorno. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se esquecem disso pois ficam cegas pela dimensão dessa condição psicológica.
No ano passado, 6,4% da população brasileira sofria com transtornos do tipo, bem mais que a média global, de 3,9%, de acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas o que é um transtorno de ansiedade e como diferenciá-lo da ansiedade natural?
Nervosismo, esgotamento físico e mental, suor e ritmo cardíaco acelerado são apenas alguns dos sintomas mais comuns de uma crise gerada por transtorno de ansiedade. A doença afeta não somente o paciente, como também pessoas próximas que acompanham de perto o sofrimento do outro.
Ao lidar com alguém que sofre com a ansiedade, é preciso tomar cuidado para não piorar esse esse estado. Evitar amenizar a situação, ouvir mais do que falar, mostrar preocupação, convidar para dar uma volta são atitudes que podem ajudar.
Busque terapia Nem sempre é possível lidar sozinho com distúrbios de ansiedade, e a terapia é uma grande aliada para melhorar a saúde mental. Em casos assim, uma possibilidade é a terapia cognitivo-comportamental, cujo princípio básico é buscar uma postura construtiva do paciente.
Como saber se o VEM está carregado?
Qual é a função dos fertilizantes?
O que significa Anuria na medicina?
Quando se dá o início da personalidade jurídica da empresa qual o fundamento legal?
O que é condicional é bicondicional?
O que são conectivos em um texto?
Onde tem mais energia eólica no Brasil?
Qual é a importância da pintura?
Quem sofre de artrite reumatoide pode se aposentar?
Como dar um banho de brilho caseiro?
Qual o benefício do protetor solar com cor?
Qual o primeiro filme de Star Trek?