Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.
Benefícios Cerebrais
A leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação, ajudando a manter o cérebro saudável e jovem. Além disso, também melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.
Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".
“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.
Ler enquanto viaja em algum veículo pode causar fadiga ocular. Quando os olhos não têm estabilidade suficiente para fazer a leitura, precisam compensar o movimento do veículo para focar na imagem, o que pode gerar cansaço, dor de cabeça e dor nos olhos.
44 curiosidades que você vai gostar
MITO – quem lê apenas em telas não sofre mais do que quem lê em livros físicos, as recomendações são as mesmas. VERDADE – independentemente da idade, esta leitura não provoca danos aos olhos. VERDADE – os sintomas sentidos ao ler continuamente e extensamente em livros físicos e digitais são os mesmos.
Quanto ao uso de celulares e outras tecnologias similares, não são indicados no escuro e nem antes de dormir, pois a luz azul também desequilibra a produção do "hormônio" que induz ao sono (melatonina) e o ciclo circadiano, que representa o período de 24 horas que regra nosso organismo e os horários biológicos, podendo ...
Conheça 5 dos principais benefícios da leitura constante Aumenta o foco e a concentração. Fortalece o pensamento crítico. Exercita o cérebro. Estimula a criatividade. Aprimora a escrita.
Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.
Qual a função do primer ácido?
Quem são os intermediários financeiros e como são classificados?
Porque o Brasil não se torna um país desenvolvido?
Qual é o terceiro maior continente do mundo?
Pode limpar moeda com pasta de dente?
Quem tem lúpus pode fazer aplicação de enzima?
Qual o valor do programa mais social?
O que pode substituir bem como?
Porque as pessoas não gostam de ouvir a própria voz?
O que fazer quando a Microsoft Store não baixa?
Qual deve ser o tamanho da fonte de um título?