O Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Toyotismo, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 19, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.
O que mudou esse cenário foi outra influência americana: métodos de controle de qualidade. Essas técnicas foram aprimoradas pelos japoneses e passaram a moldar um novo modelo de fábrica. É nesse contexto que os engenheiros Eiji Toyoda e Taiichi Ohno criam o Sistema Toyota de Produção.
O TPS, também conhecido como Produção Enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. ... O sistema de Produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no início da século XX, predominou no mundo até a década de 90.
A tecnologia atual têm viabilizado as próprias máquinas possuam dispositivos que paralisam a produção quando detectam algum problema. Essa ferramenta é a autonomação (automação com toque humano) e é utilizado pela Toyota desde o seu início, assim evitando que sejam produzidos produtos defeituosos.
A metodologia Lean surgiu de um sistema criado na Toyota após a Segunda Guerra Mundial. O Japão estava fragilizado e, por isso, a necessidade de um modelo de produção baseado na eliminação de desperdícios e uso consciente da matéria prima.
Conheça, em seguida, um pouco da trajetória da família que criou a montadora Toyota e saiba também como o Lean surgiu na empresa. Os primórdios da marca de automóveis remetem ao final do século XIX e início do XX, com Sakichi Toyoda (1867-1930).
Os conceitos do Sistema Toyota de Produção, embora já fossem estudados há anos por vários pesquisadores da área de gestão de produção, foram analisados de forma detalhada pelo livro A máquina que mudou o mundo, escrito por Womack e Jones, que criaram a denominação "produção enxuta" (lean manufacturing).
Isto foi parcialmente causado pela cooperação entre a Toyota e a General Motors, que construíram uma fábrica em conjunto. Ele durou até o final dos anos oitenta, no início dos anos noventa, antes que as empresas americanas também desejassem ser chamadas de “Lean Manufacturers”.
Os dois pilares do Sistema Toyota de Produção seriam ainda apoiados por mais três bases que garantiriam o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen. A Heijunka é o nivelamento do trabalho, ou seja, garantir que o esforço seja distribuído igualmente ao longo do tempo.
Como saber quais são os meus dons?
Como é trabalhar no Sebrae RJ?
Como saber se o cara não está afim de vc?
Qual o tamanho ideal de um SSD?
Porque quero trabalhar nas lojas americanas?
Como saber se uma pessoa gosta de mim de verdade teste?
Como ver os filmes que já assisti no Amazon Prime?
Como descobrir quais são os valores de uma pessoa?
Como saber para que lado fica Israel?
O que a Bíblia revela com clareza sobre a pessoa do Espírito Santo?
Como é trabalhar em banco Digital?
Como saber quem está logado no servidor?
Como saber se já passei do estirão?
Como atuar na justiça desportiva?
Qual curso fazer para trabalhar em mineração?
Qual a diferença entre a linha Anne é Cléa?
Em que época é de que maneira o esporte de invasão Rugby surgiu no Brasil?