O neoplatonismo foi uma vertente filosófica que se desenvolveu entre o século III e IV. A corrente possuía várias doutrinas e pensamentos diferentes, porém matinha a filosofia platônica como sua inspiração principal. Além de ser uma corrente filosófica, o neoplatonismo também foi identificado como uma seita.
Plotino
Plotino, um dos principais filósofos do neoplatonismo e o mais promissor discípulo de Amônio, o fundador do neoplatonismo, cunhou uma ideia de divindade superior (e única) que governaria o mundo.
Neoplatonismo é o termo que define o conjunto de doutrinas e escolas de inspiração platônica que se desenvolveram do século III ao século VI, mais precisamente da fundação da escola alexandrina por Amônio Sacas (232) ao fechamento da escola de Atenas imposto pelo edito de Justiniano, de 529.
Pirro
O termo Ceticismo é de origem grega e significa exame, seu fundador foi Pirro, no século IV a.C..
Plotino foi o principal representante do Neoplatonismo, contudo, seu pensamento foi além do dualismo cartesiano (mundo sensível X mundo inteligível) quando afirmou que: (A) Existe uma realidade superior ao mundo sensível e ao inteligível, chamada Uno, que o homem deve sempre buscar atingir.
O desfecho de O Mundo de Sofia Eles então se dão conta de que estão presos dentro de um livro de filosofia que Albert está escrevendo para Hilde (intitulado O mundo de Sofia) e conseguem fugir durante a festa de 15 anos da protagonista.
Os Estágios do Neoplatonismo Num segundo nível hierárquico, estaria a “Alma do Mundo”, a qual seria, por sua vez, uma mediação entre a Inteligência e o mundo sensível, o qual, por sua vez, seria uma representação da verdade obscurecida.
Filósofos neoplatonistas propuseram interpretações de ideias muito caras ao cristianismo, como a existência e a unidade de Deus, mas com aspectos bem distintos. Por outro lado, podemos considerar o neoplatonismo uma corrente de pensamento filosófico pela centralidade na busca de referencial teórico na filosofia do pensador grego antigo Platão.
Na era medieval, os conceitos desenvolvidos pelos neoplatônicos se insinuaram no interior da mentalidade dos judeus adeptos da Cabala, os quais modelaram esta doutrina conforme suas inclinações ao monoteísmo. Estas idéias se infiltraram igualmente entre os filósofos islâmicos e sufis, nesta mesma época.
Na Idade Média, os argumentos neoplatônicos foram levados a sério por pensadores islâmicos e judeus medievais, como al-Farabi e Moisés Maimônides, e despertou interesse novamente no Renascimento, com a aquisição da tradução dos textos neoplatônicos em grego e árabe.
Para que foi criado o Plano Nacional de Educação?
Em que se baseiam nossos princípios de compliance?
Como seria a África sem os europeus?
Como surgiu o casamento matuto?
Como renovar o Certificado de tacógrafo?
Qual melhor relógio para medir calorias?
Como renovar a isenção do rodízio?
Como renovar empréstimo consignado Santander?