Ele surgiu antes mesmo do Mickey Mouse. Foi lançado como uma forma de concorrer com o Gato Félix, que fazia sucesso no cinema mudo na época. Nos anos 60 e 70, o termo influenciador ganhou destaque e começou a ser mais mencionado em livros impressos do que nas décadas anteriores.
Essas redes extintas já tinham seus primeiros digital influencers, mas a plataforma que consagrou o modelo foi o YouTube, lançado em 2005. O primeiro youtuber do Brasil foi Guilherme Zaiden, que publicou seu primeiro vídeo em 2006, quando o site tinha apenas 50 milhões de usuários (hoje são 1,8 bilhões).
Definido o conceito, podemos afirmar que o Marketing como processo sistematizado surgiu com o nascimento do capitalismo, no século XV. Foi nesse período que começaram os processos produtivos, as fábricas e a expansão do mercantilismo, surgindo neste cenário às figuras dos intermediários – varejistas e atacadistas.
O Marketing de influência é a forma mais orgânica de se comunicar com um público. Na prática funciona por meio de ações executadas por influencers que direcionam seus seguidores para uma marca ou produto específico, ou seja, se você confia na opinião de alguém, facilmente você se torna influenciável por ela.
Como surgiram os influenciadores digitais? Em meados dos anos 2000, Tim O'Reilly cunhou o termo Web 2.0. Em sua essência isso significou entender a internet como uma plataforma que aproveita a inteligência coletiva para evoluir.
19, o mundo foi apresentado à World Wide Web, aka o maravilhoso universo do www. Quatro anos depois, a americana Carolyn L Burke foi a primeira mulher a usar o domínio da internet como diário para compartilhar suas experiências.
O chamado marketing de influência é uma técnica que está sendo usada pelo menos desde 1760, quando a Rainha Charlotte promoveu uma marca de porcelanas – o que pode ser considerada a primeira fase da história sobre influência.
Através da influência você consegue fortalecer a sua identidade e se associar em conversas embasadas principalmente em identificação. Já parou para pensar que as plataformas sociais que a gente tanto usa e gosta fazem esse sucesso todo principalmente por isso?
Não é à toa que o nome marketing de influência é dado a essa estratégia de usar um interlocutor com fama consolidada em um nicho de mercado para expandir os negócios de um parceiro. Ainda que seja mais antiga do que a própria popularização da internet, essa estratégia tem ganhado fama por causa das redes sociais.
E a evolução do conceito de marketing está apenas começando. Afinal, basta uma boa olhada ao redor para entender o quanto a nossa forma de se relacionar e de consumir mudou assustadoramente em tão pouco tempo. E este post é sobre tudo isso: a história do marketing, como surgiu e a evolução ao longo dos anos.
Ele está presente na sociedade há muito tempo, mesmo que antigamente isso fosse de forma oculta. É possível que muitos comerciantes faziam marketing sem saber, já que eles definiam seus produtos, posicionando-os, precificando-os e anunciando-os (mesmo sendo no boca a boca).
A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Se você quiser, pode também ouvir o conteúdo desta página no player abaixo. Ou fazer o download e escutar depois.
Como se caracteriza o crime de lavagem de dinheiro?
Quantas gotas para dilatar a pupila?
O que é o sistema de autorregulação?
Quem teve toxoplasmose na primeira gravidez pode ter na segunda?
Quais são os cinco princípios da administração pública?
Quais são as consequências do humor sem limites?
O que é bacia hidrográfica resposta?
O que significa acrescido de juros e correção monetária?
O que fazer para ser um bom líder?
Como é caracterizado o comportamento respondente?
Como é conhecida a cidade de Buenos Aires?
O que perguntar na hora de comprar um apartamento?
Quais fronteiras estão abertas para brasileiros?
Quando é cabível uma ação de consignação tributária *?