O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica, e era acompanhado de luvas, chapéu, máscara e até um bico que protegia o nariz.
Uma das versões conta que o jaleco teve origem na Idade Média, na Europa, como uma forma de proteger os médicos da Peste Bubônica - doença que assolou milhões de pessoas na época. A vestimenta era acompanhada de outros acessórios como luvas, máscaras, chapéus, e um protetor para o nariz que parecia um bico de ave!
O jaleco representa a atuação na área de saúde, com todos os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. A cerimônia do jaleco é uma forma de mostrar para toda a comunidade o compromisso do aluno para com a formação e sua futura profissão.
Somente no século 19, quase ontem, que, em detrimento dos diversos avanços da epidemiologia, provou-se que a assepsia em hospitais era fundamental ao combate às doenças. Por esses fatores, foi então adotada a obrigatoriedade do uso de um jaleco na cor branca e devidamente higienizado.
O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.
22 curiosidades que você vai gostar
O jaleco ou avental é uma vestimenta de proteção que deve ser sempre usada dentro da área técnica.
...
Normas para JalecosO comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço:Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
Jaleco, avental, guarda-pó, guardapó ou bata é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros. Em muitos desses lugares, onde é importante haver boa higiene e assepsia, o seu uso é obrigatório.
O uso de cores frias, como o verde ou o azul por exemplo, oferecem uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho e laranja, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração dos profissionais da saúde durante os procedimentos cirúrgicos invasivos”.
O jaleco deverá sempre ser usado fechado, ser confeccionado preferencialmente em manga longa, com tamanho abaixo do joelho e em algodão.
Em meados do século 19, quando as causas das infecções estavam sendo estudadas, despertou-se a necessidade de um local limpo e estéril para trabalhar. Nesse momento, a veste branca foi incorporada com o objetivo de prevenção contra a contaminação e a sujeira externa.
Durante a cerimônia os alunos prestaram juramento ao uso do jaleco e após este momento, os padrinhos são convidados a vestir o jaleco no aluno, que agora entende sua importância diante da profissão.
Na hora da jura, os calouros devem se vestir roupas brancas e o jaleco deve seguir as seguintes normas: O jaleco tem um significado muito importante nesta celebração, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza por profissões que são baseadas em amor e cuidado com o próximo.
A atividade é voltada para alunos nos períodos iniciais de Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. O jaleco, além de um instrumento de trabalho, é visto como um símbolo do profissional de saúde.
As perguntas foram feitas por muitos curiosos sobre o assunto e a estilista Aster Scheidt irá responder. Segundo ela, muitos escritores veem a sua origem na religião citando a folha de parreira com que Adão se cobriu como a primeira versão de avental.
Leia-se “Nome completo bordado em cor preta no lado superior esquerdo do jaleco. Se o jaleco possuir bolso no lado superior esquerdo, a identificação do aluno (nome) pode ser bordada por cima do mesmo respeitando as demais orientações.”
É sempre importante atentar ao tecido a ser utilizado e a necessidade de proteção a agentes químicos, como ácidos. Um dos mais utilizados são os Jalecos de Algodão. Jalecos de Algodão para Laboratórios são fabricados em tecido 100% algodão, e podem variar de gramatura de acordo com as necessidades.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
De acordo com um artigo de 1998 do Today s Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20 por um influente médico que defendia que o verde e o azul seriam cores mais confortáveis para um médico visualizar durante as cirurgias — justamente pelos motivos que acabamos de explicar.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
O verde e o azul
Na área de cirurgia e nas áreas mais internas do hospital, onde eventualmente ficam os pacientes internados, a coisa muda de figura: o branco do jaleco é substituído por uniformes que variam entre tons de azul ou verde.
O pipoqueiro, o professor, o dentista e o médico usam o jaleco pelo mesmo motivo: proteger a roupa que está usando dos produtos com os quais trabalha. Seu uso é amplo, mas quem inaugurou a moda foram os médicos.
Os jalecos fabricados em algodão são mais adequados para profissionais de laboratórios, e ambientes em que o fogo é utilizado, porque apresenta uma menor probabilidade de que ocorra a propagação das chamas. Há vários tipos de composições de tecidos de algodão: anti-chamas, anti-estático, com impermeabilidade, etc.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
Você pode colocar apenas o brasão do seu curso em uma das mangas (direita ou esquerda, também é uma questão de estética) ou ainda, o brasão do curso e da instituição (seja de ensino ou da empresa) ou literalmente QUALQUER COISA que achar necessário.
Como usar corretamente seu Jaleco
Ele deve ser confortável, conforme a sua altura e compleição física, sem exceder ou faltar no tamanho. Deve ter a manga comprida e, mesmo que esteja sentindo calor, a recomendação é de que você não deve subir sua manga, pois a proteção do braço é mais importante que o conforto.
Quando ocorre a perda do objeto da ação?
Qual o valor do auxílio emergencial de março 2021?
O que significa a palavra Despojeis?
Qual é o preço de 1 litro de gasolina?
É verdade que o auxílio vai ser prolongado?
O que é um processo industrial exemplo?
Como deixar a roupa mais branca com vinagre?
Quais os tipos de gases ideais?
Quais os danos ambientais da nanotecnologia?
Quais alimentos evitar quem tem pedra nos rins?
Como montar um banner nas normas da ABNT?
Porque meu peso oscila tanto durante a semana?
Qual era o partido do Bolsonaro?
Qual é a farinha com menos carboidrato?
Quanto a Crefisa paga por ano ao Palmeiras?
O que usar na cabeça na praia?
Qual a posição do selo De acordo com a norma brasileira?