Uma delas é o Orkestra® SC, indicado para as fases de gema dormente e entumecida. Composto pelos princípios ativos estrobilurina e carboxamida, o fungicida tem duplo mecanismo de ação. A outra é o Opera®, com estrobilurina e triazol.
Os sintomas da doença surgem na face inferior da folha. No início, as manchas são pequenas, variando de 1 a 3 mm de diâmetro, com coloração amarelo-pálida. Posteriormente, as manchas podem atingir até 2 cm de diâmetro e passam a exibir coloração amarelo-alaranjada e aspecto pulverulento.
Verifica-se que na época de ocorrência da ferrugem e de susceptibilidade das plantas (de nov/dez a abril), o emprego de 3 aplicações se mostra eficiente, independentemente do índice de infecção.
A ferrugem e a cercosporiose do cafeeiro causam grandes perdas na produção, devido à desfolha intensa que ocasionam às plantas, especialmente, naquelas com carga pendente alta. O controle simultâneo destes fungos é normalmente realizado com a aplicação de fungicidas no solo e nas folhas.
Os fungicidas, herbicidas e inseticidas são todos pesticidas utilizados na proteção de plantas. Um fungicida é um tipo específico de pesticida que controla doenças fúngicas por inibir ou matar especificamente o fungo causador da doença.
O mecanismo de ação do Cantus® atua sobre todos os estágios de desenvolvimento do fungo, e é recomendado para o manejo de resistência. O fungicida Cantus® também é utilizado para o controle da mofo-branco no cultivo de batata e da pinta-preta na cultura de tomate.
fungo biotrófico Hemileia vastatrix
A ferrugem do cafeeiro, causada pelo fungo biotrófico Hemileia vastatrix, é o principal problema fitossanitário da cafeicultura, podendo ocasionar perdas da ordem de 35 a 50% da produção se não forem implantadas medidas de controle.
O monitoramento correto deve:
A ferrugem é um fungo da espécie Hemileia vastatrix que ataca o cafeeiro. É a doença mais importante em termos de necessidade de controle e se caracteriza pelo aparecimento de pústulas com esporos de coloração amarelo escura a marrom na superfície das folhas, a partir da emergência até o estádio de maturação, provocando desfolha.
Aplique esse produto após ter lixado a superfície enferrujada. Ele também ajuda a prevenir a ferrugem. Agora que você sabe o que é e como tirar ferrugem, comece a tratar os seus objetos para evitar ter que jogá-los fora. No caso de portões, janelas e outras peças grandes, pode ser necessário reformá-los com auxílio profissional.
Lavouras adensadas também apresentam maiores sintomas de ferrugem, pois têm microclima propício ao desenvolvimento do fungo. A carga de frutos por plantas também influencia na incidência da ferrugem: quanto mais as plantas produzem, mais suscetíveis ficam à doença.
Um removedor de ferrugem bem fácil de ser feito é uma solução de bicarbonato de sódio com água. Misture os ingredientes até criar uma pasta. Depois, com uma escova de dentes, aplique a pasta no local enferrujado e deixe agir por doze horas.
Como secar uma garrafa pet por dentro?
Como cortar a flor do girassol?
O que fazer para o cabelo não armar Quando secar?
Como instalar programas para todos os usuários?
O que é bom para secar o leite da cadela?
Como não estragar o cabelo com o secador?
Como secar roupa na máquina LG lava e seca?
O que comer no café da manhã com a dieta da proteína?
Como lavar janelas basculantes?
Como escovar os dentes de bebê de 8 meses?
Como dar brilho em geladeira preta?
Como se processa o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?