A etnografia desenvolve-se no final do século XIX e início do século XX, como uma tentativa de observação mais holística dos modos de vida das pessoas.
O que é uma pesquisa etnográfica Ela surge no final do século XIX e início do século XX com a necessidade de pesquisadores entenderem de forma mais adequada e aprofundada comunidades e grupos sociais – até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade.
A etnografia surgiu, por volta do século XIX, da necessidade de pesquisadores em entenderem melhor sobre a cultura de determinados povos e grupos sociais, mas sem fazer o uso de especulações da filosofia social (o que era usado até então) se senão por meio do contato direito com eles.
Esse modo de apreender a realidade nas ciências sociais é também chamado de observação participante e trabalho de campo. Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico.
A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
A etnografia tem origem na Antropologia Social, um dos quatro campos da Antropologia, que surgiu da necessidade de compreender as relações socioculturais, os comportamentos, ritos, técnicas, saberes e práticas das sociedades até então desconhecidas, e que tem vindo a ser adaptada a problemas comuns da actualidade.
A pesquisa etnográfica é o processo de estudo de um determinado grupo social. É através da coleta de dados e das observações realizadas durante o período de pesquisa que serão definidas as características etnográficas da população.
Etnografia significa, de maneira literal, a descrição de um povo. A pesquisa etnográfica tem como objetivo, portanto, compreender a cultura de comunidades e grupos sociais.
Resenha 5-Pais Fundadores da Etnografia Boas e Malinowski, Notas de estudo de Antropologia. “Os pais fundadores da Etnografia: Boas e Malinowski” In: Aprender Antropologia. Franz Boas, Ruth Benedict, Edward Sapir e Malinowski.
O conceito significa a descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita). A etnografia estuda os padrões mais previsíveis das percepções e comportamento manifestos na sua rotina diária dos sujeitos estudados.
Os estudos etnográficos são técnicas, proveniente das disciplinas de Antropologia Social, que consiste no estudo de um objecto por vivência directa da realidade onde este se insere.
O método etnográfico – suas virtudes e vicissitudes – se entende apenas conhecendo como ele se desenvolveu dentro da Antropologia. O método cartográfico, dentro da Geografia.
Sob sua trilha vieram outras etnografias clássicas, como Naven de Gregory Bateson, Nós, os Tikopia de Raymond Firth.
Como usar protetor de ouvido Nexcare?
Qual o pincel de aplicar sombra?
Quando se deve usar o pretérito perfeito O imperfeito é o mais-que-perfeito?
Como usar o Anki para vestibular?
O que acontece quando um e-mail é bloqueado?
Como será o mês de março 2021?
O que fazer para reacender a chama da paixão?
O que os orixás dizem para 2021?
Quais times estarão no Mundial de 2021?
Como recuperar HD do Xbox One?