O grande marco da vigilância veio a ocorrer em 1968, quando a 21ª Assembleia Mundial da Saúde adotou o conceito de vigilância populacional, definida como a coleta sistemática e o uso de informação epidemiológica para o planejamento, implementação e avaliação do controle de doenças.
A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise per- manentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui ...
O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não- transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.
Outros desafios são os avanços tecnológicos na Vigilância em Saúde; a melhora da coleta e da interação dos dados das informações de Vigilância em Saúde Pública; e a capacitação e profissionalização dos trabalhadores da Vigilância em Saúde.
i. vigilância epidemiológica; ii. promoção da saúde; iii. vigilância da situação de saúde; iV.
Em 1968, a 21ª Assembléia Mundial da Saúde promove ampla discussão sobre a aplicação da ‘vigilância’ no campo da saúde pública, que resulta em uma visão mais abrangente desse instrumento, com recomendação de sua utilização não só em doenças transmissíveis, mas também em outros eventos adversos à saúde (Waldman, 1998).
Vigilância Sanitária, emergiram do poder público desde os tempos mais remotos. Ao longo dos tempos, o governo também se desenvolvia e se tornava complexo, diversificado em suas atribuições. De quem governa uma aldeia para quem governa um Estado nos dias de hoje vai uma grande diferença. 11.
Em 1964, Karel Raska, propõe o qualificativo ‘epidemiológica’ ao conceito de ‘vigilância’ – designação consagrada no ano seguinte com a criação da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Divisão de Doenças Transmissíveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, ...
Como o uso de energia afeta o meio ambiente?
Qual a importância de se trabalhar o tema reciclagem na escola?
Como transformar água de poço em água potável?
O que você aprende com o trabalho voluntário?
Como trabalhar raciocínio lógico no ensino fundamental?
Como é feito o transporte de água e sais minerais como os musgos e hepáticas?
Como tratar água de poço artesiano com cloro?
O que influencia a decisão de compra do seu cliente?
Como trabalhar a ludicidade no ensino fundamental?
Como trabalhar com contos no ensino fundamental?
Como uso das tecnologias na educação pode ser pensado na atualidade?
Como vento pode ajudar a natureza?
Como ensinar uma criança de 3 anos a escrever seu nome?
O que o veneno da cobra faz no organismo?
Como ajudar seu filho com TOC?
Como o racismo se desenvolveu no Brasil?