A ACP teve início com o trabalho de Carl Rogers nos EUA, na década de 1940.
Origem do Humanismo
A psicologia humanista tem origem nos principais pressupostos de Abraham Maslow, instituidor da pirâmide das necessidades. Foi na década de 1950 que Maslow se tornou um dos fundadores e impulsionadores da escola de pensamento da Psicologia Humanista.
A Psicologia Humanista, conforme historiado por DeCarvalho (1990), surgiu no final da década de 50 e início dos anos 60 como uma reação ao panorama da Psicologia norte-americana, dominado, na leitura dos psicólogos humanistas, por duas grandes forças: o Behaviorismo e a Psicanálise clássica.
Uma das mais importantes características da psicologia humanista é seu componente existencial. Os terapeutas existenciais ajudam os clientes a trabalhar através de padrões e abordagens restritivas, encorajando-os a se expressarem através da criatividade e da auto-expressão.
Carl Rogers foi um dos principais psicólogos a difundir e desenvolver ainda mais a psicologia humanista, também proposta por Abraham Maslow. Diferentemente das teorias que tinham se difundido até então, o humanismo possuía uma visão mais holística de enxergar o homem.
41 curiosidades que você vai gostar
Grandes Pensadores na Psicologia HumanistaAbraham Maslow.Carl Rogers.Rollo May.Erich Fromm.
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das ...
Os cinco princípios fundamentais da psicologia humanista: 1- As pessoas são mais do que a soma de suas partes; 2- Para entender as pessoas, você deve olhar para elas dentro de seu contexto humano, bem como seu lugar dentro do universo; 3- Os seres humanos são conscientes, bem como conscientes desta consciência; 4- Os ...
Seu envolvimento com as idéias humanistas teve origem nas aulas de Lúcio Flávio Campos e Maria Auxiliadora Moura, na Universidade Católica de Pernambuco, onde obteve o título de psicólogo, em janeiro de 1972.
Entre as principais características do humanismo destaca-se:Período de transição entre Idade Média e Renascimento;Valorização do ser humano;Surgimento da burguesia;Ênfase no antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo;As emoções humanas começaram a ser mais valorizadas pelos artistas;
A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável.
A origem do Humanismo
O movimento humanista começou na Itália, no século XIV. Trata-se de um período de transição para as nações europeias no âmbito das artes e da economia. Nesse momento, passa-se do feudalismo para o mercantilismo e os ideais burgueses começam a influenciar a dinâmica social.
Abordagem humanista é um seguimento da Psicologia que indica que o ser humano tem o poder da autorrealização. Ela surgiu para amenizar a dominância que outras abordagens possuíam na época, como a Psicanálise e terapia comportamental. A abordagem humanista acredita no ser humano em sua absoluta totalidade.
A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista, porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa visão otimista do homem. Para Rogers, a sanidade mental e o desenvolvimento pleno das potencialidades pessoais são tendências naturais da evolução humana.
Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação como fatores atuantes na construção do conhecimento. Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém pode fazer para ela.
Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow. Foi um psicólogo de referência na Psicologia Humanista. Abraham Maslow (1908-1970) nasceu no Brooklyn, nos Estados Unidos, no dia 01 de abril de 1908.
Entre os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa estão a crença de que todo ser humano pode se desenvolver e se atualizar de maneira autônoma, se melhorando e superando obstáculos. O papel do psicoterapeuta é apenas permitir que a pessoa siga seu desenvolvimento, em seu ritmo.
Vertentes do humanismo
Geralmente são humanistas os deístas, panteístas, agnósticos, ignósticos ou ainda ateus.
A Teoria Humanística busca uma visão ampliada das experiências fenomenológicas com os seres humanos. A enfermagem humanística é considerada um diálogo vivo entre enfermeira e cliente que estão envolvidos com a fina- lidade do bem-estar e de estar melhor da cliente.
Com a Abordagem Humanística o foco não é mais a tarefa ou a organização, mas sim as pessoas. A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando de lado a rigidez existente até então.
A abordagem Humanista privilegia os aspectos da personalidade do sujeito que aprende. Corresponde ao "ensino centrado no aluno". O conhecimento, para essa concepção, existe no âmbito da percepção individual e não se reconhece objetividade nos fatos.
Uma escola humanista ajuda na formação ética do(a) estudante, pois faz com que o(a) próprio(a) jovem entenda o mundo e sua importância nele. Ao educar de maneira subjetiva, o(a)aluno(a) é convidado(a) a refletir e a escolher, de modo ético, o que é certo e errado e entender as consequências de cada escolha.
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
O Humanismo foi um movimento literário que marcou a passagem da Idade Média para o Renascimento. O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
O Humanismo foi um movimento filosófico e literário que ocorreu nos séculos XIV e XV, na Península Itálica. Inicialmente, o termo era empregado para designar os estudos de humanidades, ou seja: literatura clássica, história, dialética, retórica, aritmética, filosofia natural e línguas modernas.
Como estudar para o Enem atrasado?
Como configurar rede Mikrotik?
Como funciona um estacionamento particular?
O que precisa para ser um lojista?
Como é o cabeçalho de uma carta?
Como criar uma rede corporativa?
Como fazer o cálculo do Vale-transporte?
O que é taxonomia de Bloom e qual a sua finalidade?
Como construir as alturas de um triângulo?
Que tipo de loja online montar?
Quanto eu gasto para montar uma câmara fria?
Qual o custo para montar uma fábrica de tijolos ecológicos?
O que é preciso para montar uma galeria?
Onde solicitar Certidão Negativa de Tributos Imobiliários?
O que é uma reguladora de sinistro?