As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. ... Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples. A parede é fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela. Esta é revestida por coanócitos.
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Resposta: Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.
Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos.
A parede externa dos poríferos é chamada de pinacorderme. A cavidade interna é revestida pelos coanócitos, células ovoides e com flagelos. O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas. Existem ainda os amebócitos, células livres presentes entre as camadas de pinacócitos e coanócitos.
Os amebócitos, por fim, terminam a digestão e transmitem o material para o restante das células. Por ser uma digestão feita exclusivamente dentro das células do animal, dizemos que os poríferos possuem uma digestão intracelular.
Esqueleto. O esqueleto dos poríferos é formado por espícolas, estrutura de sustentação semelhante a agulhas que mantém o corpo da esponja ereto. Existem três tipos de estrutura de esponja: Ascon, Sicon e Lêucon.
Como limpar tampa da panela de arroz Philco?
Como ocorreu o processo de domesticação dos animais?
Como foi a vida dos escravos durante o período imperial do Brasil?
Como limpar cortador de grama?
Qual foi o povo que dominou o Egito?
Quando foi iniciada a expansão marítima espanhola?
O que foi o governo constitucional de 1934 a 1937?
Em que tipo de atividades os japoneses trabalhavam quando chegaram ao Brasil?
Qual cor pintar as pontas do cabelo?
Como se chama o pulo no ballet?
Como se chama os vidros de química?
Qual o nome do queijo catupiry?