Parece estranho, mas a higiene era tida como vilã da saúde. O banho foi proibido na Europa nos séculos 15 e início do 16, porque como a peste era invisível, os médicos não sabiam como é que ela penetrava no corpo. ... Só no século 19, em Viena, que um médico húngaro fez uma primeira descoberta.
Na Antiguidade, a ausência de redes encanadas e esgotos era suprida com a utilização de copos e bacias que permitiam a realização do banho. Geralmente, as pessoas se sentavam em uma cadeira enquanto despejavam pequenas porções de água nos lugares a serem higienizados.
2. Foram os egípcios que “inventaram” o conceito atual de banho. Hoje, o banho é uma atividade individual que muita gente encara como uma espécie de ritual: aquele momento em que podemos relaxar, sentir a água quente tocar a pele, passar uns sais de banho… E se isso acontece, agradeça aos povos do Antigo Egito!
Um dos primeiros registros do costume de se banhar individualmente pertence ao antigo Egito, por volta de 3000 a.C. Os egípcios complementavam o banho com alguns “produtos”: cinzas, bicarbonato de sódio e argila faziam parte do ritual.
Chuveiro elétrico O chuveiro elétrico é outra invenção brasileira. O primeiro modelo deste tipo foi criado por Francisco Canhos Navarro, em 1927, em uma pequena oficina na cidade de Jaú, no interior de São Paulo. Antes, para ter banho quente, era preciso uma engenhoca cara a gás ou à lenha.
Já na civilização a ocidente, foi o povo Romano que criou e divulgou o hábito do banho. Em Roma existiam aquedutos onde os seus habitantes podiam tomar seu banho e os romanos foram construindo termas públicas onde o cidadão podia desfrutar do banho.
Ao longo da história, o banho ritual significou muito mais do que alguns minutos dedicados à preparação.
Nessa época, os médicos acreditavam que as doenças consistiam em manifestações malignas que tomavam o corpo do indivíduo por meio de suas vias de entrada. A partir dessa premissa, a classe médica concluiu que o banho em excesso alargava os poros da pele e, com isso, deixava o sujeito suscetível a uma doença.
Contudo, as várias décadas de uma cultura avessa ao contato do corpo com a água conseguiu manter certa resistência ao banho. Em vários relatos do século XIX, temos a descrição de doentes que foram obrigados a tomar banho à força. A popularização do banho só aconteceu de fato no Ocidente a partir da década de 1930.
Quais deles pertencem ao conjunto Z?
Como fazer uma oração para uma pessoa especial?
É possível plagiar a si mesmo?
O que faz um professor de projeto de vida?
Quais são as três atividades de apoio da logística?
Quando o intestino não funciona mais?
Como sacar o FGTS no caixa eletrônico com a chave?
Qual é a natureza jurídica da decadência?
O que é erro de direito no futebol?
O que é o erro no direito Civil?
Qual é a atual fase do capitalismo?