A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da "Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim" constituída por devotos leigos faziam com que os escravizados a lavarem e ornamentarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim.
Para os católicos, o Nosso Senhor do Bonfim é a representação do Cristo Crucificado. Historicamente, a fé do povo de santo e dos católicos se entrelaça. Leite detalha que um dos símbolos desse cruzamento entre as religiões está nas vestimentas brancas usadas pelos fiéis.
A lavagem festiva acontece com a saída, pela manhã da quinta-feira, do tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o qual segue a pé até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e o átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.
1809
Acredita-se que os pedidos serão atendidos quando a fita se romper. Esse costume começou a fazer parte da tradição do Senhor do Bonfim em 1809 e foi uma ideia de Manoel Antônio da Silva Servo, tesoureiro da devoção que procurava uma forma de aumentar a arrecadação de dinheiro para a adoração do Senhor do Bonfim.
Lavagem do Bonfim, comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval.
Em 2021, Lavagem do Bonfim será online e imagem percorrerá pontos da cidade. A tradicional celebração do Senhor do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (14), será um ato simbólico e virtual por conta da pandemia da Covid-19.
Teve início em 1773 quando os fiéis leigos diziam para os escravos lavarem e ornamentarem a Igreja para a festa do Senhor do Bonfim. Tempos depois esse passou a ser um rito para o candomblé como parte da cerimônia das Águas de Oxalá.
Fiéis creem que as fitinhas do Bonfim carregam o poder de realizar três desejos quando se rompem. Elas geralmente são amarradas nos punhos, nos tornozelos ou nas grades das igrejas em homenagem aos Santos de cada uma delas.
As festividades relacionadas ao Senhor do Bonfim prosseguem nos dias seguintes e encerram-se no domingo. É uma festa tão tradicional que, em 2013, foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial do Brasil.
Quando é realizada a Festa do Bonfim? A lavagem da escadaria do Bonfim acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis (6 de janeiro). A partir daí, as festividades relacionadas ao Senhor do Bonfim estendem-se até o domingo.
Uma das tradições mais conhecidas da Festa do Bonfim é o ato de presentear uma pessoa com uma fita do Senhor do Bonfim. A fita é um amuleto muito conhecido dessa devoção e, de acordo com a tradição, deve ser colocada no pulso de uma pessoa. Cada fita deve conter nós, que simbolizam um pedido feito silenciosamente ao Senhor.
Senhor do Bonfim é uma representação de Jesus Cristo que é alvo de intensa devoção no catolicismo. O culto ao Senhor do Bonfim é semelhante ao que acontece com a Virgem Maria, que recebe devoção sob diferentes nomes. O Senhor do Bonfim é devotado por meio da imagem de Jesus crucificado.
Quais são as melhores escolas de Orlando?
Como tirar mancha de queimado dentro do microondas?
Como fazer minha árvore genealógica grátis?
Como tirar mancha de morango do mármore?
Qual a melhor forma de vender Seguros?
Como tirar manchas de branco Prime?
Como funciona as odds do bet365?
Como tirar manchas de pia de cerâmica?
Quanto o estagiário recebe de férias?
Como limpar pote de molho de tomate?
Como tirar mancha de granito branco Siena?
Como funcionam as séries escolares?
Como tirar a espuma expansiva da porta?
Quais os riscos da mama acessória?
Como a xilogravura nordestina funciona?
Como colocar casca de ovo na suculentas?