Em genética, a “regra do ou” verifica a probabilidade (P) da ocorrência de um ou outro evento, significando acontecimentos que se excluem mutuamente, pois nesse caso ambos são exclusivos, isto é: ou acontece um, ou acontece o outro necessariamente. MATEMATICAMENTE, ESSA REGRA RESULTA NO SOMATÓRIO DAS CONDIÇÕES.
Em Genética, o cálculo da probabilidade da ocorrência de dois eventos mutuamente exclusivos é realizado pela soma de suas probabilidades individuais. É o que chamamos de regra do “ou”.
Quando a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro, seja na matemática, seja na genética, utiliza-se a regra do E (multiplicação). De acordo com princípios probabilísticos, a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro.
Em Genética, podemos calcular a probabilidade de um casal ter dois filhos, por exemplo, sendo um menino e uma menina. O fato de um dos filhos do casal ser um menino não influencia o sexo do segundo filho, pois são eventos independentes.
A probabilidade serve para estimar matematicamente a possibilidade de ocorrer eventos que acontecem ao acaso, ou seja, por questão de sorte. ...
Quando calculamos probabilidades que envolvem um evento E outro evento ocorrido, nós multiplicamos suas probabilidades. Em alguns casos, o primeiro evento a acontecer afeta a probabilidade do segundo evento. Chamamos isso de eventos dependentes.
Uma regra de probabilidade que é muito útil na genética é a regra do produto, a qual afirma que a probabilidade de dois (ou mais) eventos independentes ocorrerem juntos pode ser calculada multiplicando-se as probabilidades individuais dos eventos.
Jogo de sinais
Exercícios de Genética A Genética é um importante ramo da Biologia, responsável pelo entendimento dos mecanismos da hereditariedade ou herança biológica. Teste os seus conhecimentos sobre o assunto resolvendo as questões abaixo:
Analisando os dados, chegamos a conclusão que apenas os indivíduos I:1; II:1 e II:5 são heterozigotos. (UFC) Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas.
Como o sangue dos dois é AB, o cruzamento ocorrerá entre os genótipos I A I B e I A I B. Desse cruzamento, são gerados os seguintes genótipos na seguinte proporção: 1/4 I A I A, 2/4 I A I B, 1/4 I B I B. Com o nascimento de uma criança do sangue A, elimina-se a probabilidade de nascimento de criança do sangue B.
Sobre a recombinação gênica é correto afirmar que: a) A recombinação gênica pode ser homóloga ou heteróloga. b) A principal diferença entre os tipos de recombinação é que ocorrem em etapas diferentes da mitose. c) A recombinação gênica é classificada em homóloga e não-homóloga.
Qual o tipo de reação química?
O que é reconhecer firma por autenticidade?
O que fazer para durar o bronzeamento a jato?
O que é a lei 8080 90 e 8142 90?
Quem cabe a execução do serviço público?
O que significa recursos minerais?
Qual hormônio da tireoide que engorda?
O que a LDB dispõe para o ensino fundamental?
Qual a diferença entre usinas termelétricas e hidrelétricas?