Durante a cópula, o macho introduz o seu órgão reprodutor, chamado de hemipênis, na cloaca da fêmea, onde libera o esperma. Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo.
Serpentes podem ser ovíparas, o que significa que elas botam ovos e os filhotes saem dos mesmos. Vivíparas, ou seja, dão à luz à filhotes já formados e ovovivíparas, nesse caso os ovos são formados mas permanecem dentro da serpente até que os filhotes rompam a casca e saiam dos mesmos.
As fêmeas estão em vitelogênese no outono e inverno, e o período de acasalamento coincide com essa época. Dessa forma, podem tanto fertilizar prontamente seus folículos quanto estocar espermatozoides para um período mais propício.
No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, entre março a agosto. Nessa época do ano as cobras procriam mais.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
17 curiosidades que você vai gostar
1 – Cobras comem seus filhotes
Por quê? Assim ela pode recuperar boa parte da energia perdida na reprodução sem ter que caçar para se alimentar, uma atividade perigosa que requer tempo e muito trabalho. Pelo menos eles já estavam mortos.
Apenas 70% das cobras são ovíparas (capazes de colocar ovos) e tendem a viver em regiões de clima mais quente. Enquanto as vivíparas, que habitam regiões mais frias, são capazes de dar a luz a seus próprios filhotes, como reporta o jornal britânico Daily Mail.
As cobras são predadores que gostam de ficar escondidos de tocaia, ou seja, elas caçam em lugares escuros. Sendo assim, o acúmulo de tralhas no quintal é basicamente um convite para cobras, dando a elas vários esconderijos legais.
Nessa época de precipitações (chuvas), a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais, devido à maior incidência de seu principal alimento, o rato e, na estação seguinte (primavera) por conta da estação de maior incidência de acasalamento e também de sua reprodução (julho e agosto).
De acordo com José Ambrósio, nessa época do ano as cobras procriam mais. Isso porque “os animais armazenam sêmen e só o liberam quando há possibilidade de o filhote ter comida”.
Outro motivo da presença das cobras é o acasalamento que, segundo o veterinário Ricardo Martins, ocorre no período da primavera, ou seja, após o período mais frio do ano, a maioria das espécies de serpentes entra em época reprodutiva.
Quantas vezes por semana posso comer sardinha em lata?
Como se portar no ambiente de trabalho?
Quais são as condições de vida dos operários?
Como emitir guia de preparo TJRS?
Qual é a empresa mais valiosa do mundo atualmente?
Como identificar se um e-mail é falso e contém vírus?
Quantos balneários tem em Pontal do Paraná?
Quais os tipos de numerais de um exemplo de cada um?
O que é figuras semelhantes e figuras congruentes?
Qual é a diferença de Conservação de preservação Cite um exemplo?