Durante a cópula, o macho introduz o seu órgão reprodutor, chamado de hemipênis, na cloaca da fêmea, onde libera o esperma. Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo.
Serpentes podem ser ovíparas, o que significa que elas botam ovos e os filhotes saem dos mesmos. Vivíparas, ou seja, dão à luz à filhotes já formados e ovovivíparas, nesse caso os ovos são formados mas permanecem dentro da serpente até que os filhotes rompam a casca e saiam dos mesmos.
As fêmeas estão em vitelogênese no outono e inverno, e o período de acasalamento coincide com essa época. Dessa forma, podem tanto fertilizar prontamente seus folículos quanto estocar espermatozoides para um período mais propício.
No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, entre março a agosto. Nessa época do ano as cobras procriam mais.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
17 curiosidades que você vai gostar
1 – Cobras comem seus filhotes
Por quê? Assim ela pode recuperar boa parte da energia perdida na reprodução sem ter que caçar para se alimentar, uma atividade perigosa que requer tempo e muito trabalho. Pelo menos eles já estavam mortos.
Apenas 70% das cobras são ovíparas (capazes de colocar ovos) e tendem a viver em regiões de clima mais quente. Enquanto as vivíparas, que habitam regiões mais frias, são capazes de dar a luz a seus próprios filhotes, como reporta o jornal britânico Daily Mail.
As cobras são predadores que gostam de ficar escondidos de tocaia, ou seja, elas caçam em lugares escuros. Sendo assim, o acúmulo de tralhas no quintal é basicamente um convite para cobras, dando a elas vários esconderijos legais.
Nessa época de precipitações (chuvas), a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais, devido à maior incidência de seu principal alimento, o rato e, na estação seguinte (primavera) por conta da estação de maior incidência de acasalamento e também de sua reprodução (julho e agosto).
De acordo com José Ambrósio, nessa época do ano as cobras procriam mais. Isso porque “os animais armazenam sêmen e só o liberam quando há possibilidade de o filhote ter comida”.
Outro motivo da presença das cobras é o acasalamento que, segundo o veterinário Ricardo Martins, ocorre no período da primavera, ou seja, após o período mais frio do ano, a maioria das espécies de serpentes entra em época reprodutiva.
Como fazer as abelhas entrarem na caixa Minecraft?
Como mudar a cor de um marcador no Word?
Como funciona o vale transporte para estudante?
Como saber se eu tenho inteligência emocional?
Como mudar o nome do arquivo no celular?
O que é título de capitalização Santander?
Qual o melhor tratamento para má circulação?
Como saber se estou sendo valorizada?
Como é o treinamento da Bee delivery?
Como colocar data e hora na impressão PDF?
Como funciona o teste de menopausa de farmácia?
Como passar do loiro platinado para o Dourado?
Como saber se tem algo errado no meu seio?
Como funciona o tráfego pago no Instagram?
Como se usa a tabelinha para não engravidar?
Como tirar algo do nariz do cachorro?