Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho. Aquela é a senhora para a qual trabalho.
O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais.
28 curiosidades que você vai gostar
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.
O “que” pode fazer a vez de substantivo, pronome adjetivo, pronome interrogativo, pronome relativo, preposição, advérbio de modo e de intensidade, partícula expletiva e interativa, interjeição, conjunção coordenativa e subordinada. Veja abaixo exemplos de cada uma de suas funções.
A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos.
...
Introdução“eu”: sujeito da oração;“pedi o carro ao meu pai ontem”: predicado da oração;“o carro”: objeto direto;“ao meu pai”: objeto indireto;“ontem”: adjunto adverbial.
Exemplo: Que horas são agora? d) conjunção coordenativa aditiva: liga orações e tem valor próximo da conjunção “e”. Exemplo: Diz que diz, mas não faz nada!
⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) ... ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo. Nesse caso, exerce a função sintática de adjunto adnominal.
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.
Uso do pronome relativo QUE
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
Função sintática é o papel que cada um dos termos da oração desempenha em relação aos outros. Em sintaxe, os termos da oração podem ser: Essenciais: sujeito e predicado. Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
A resposta é simples: ele é o sujeito da oração relativa restritiva com antecedente expresso «que ele lhe pedira», lhe é complemento indireto dessa mesma oração, e que é complemento direto.
Como pronome interrogativo: qual. ... o qual, a qual, os quais, as quais. ... o que, aquilo que, tudo o que. ... quão, quanto, como, a que ponto. ... de. ... exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Preposição: Quando o “que” funcionar como preposição, equivalerá à preposição de, sendo usado em locuções verbais que têm, como auxiliares, ter ou haver. Ex. Tenho que trazer meus documentos até amanhã.
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
Só haverá crase diante do vocábulo “que” quando antes dele surgir a preposição “a” e o pronome demonstrativo “a(s)“, que poderá ser substituído por outro pronome demonstrativo (esta, essa, aquela). Veja este exemplo: – Sua camisa é idêntica à que comprei ontem.
A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome “a qual”/ “as quais” e o verbo exigir a preposição “a” em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.
As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.
Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. ... 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
Como apagar o histórico de impressão?
Como terminar o Ensino Médio à distância?
Como terminar o diário de Anne Frank?
Como limpar cilindro compressor?
Como limpar o nome na loja Marisa?
Como aconteceu a ocupação humana na Antártida e qual o objetivo?
Como limpar o cache DNS Pelo cmd?
Como é que se adquire conhecimento?
Como ligar a ventoinha da fonte?
Como terminar o Ensino Médio em 2021?
Quanto custa o catalisador do Peugeot 206?
Como terminar meus estudos à distância?
O que dá para fazer com lata de tinta vazia?
Como concluir um Abaixo-assinado?
Como o Will morre em a cinco passos de você?