Com exemplos práticos, irei explicar na sequência.1 Para abrir e fechar citações. ... 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ... 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ... 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).
As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).
As aspas ou vírgulas dobradas são sinais de pontuação usados para realçar certa parte de um texto. As aspas são usadas para: citações; destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras incomuns ou todas as palavras estrangeiras (embora, para este caso, seja preferível o itálico);
Elas são sinais que pontuam e destacam uma citação. Quando queremos ressaltar uma palavra ou frase por algum motivo, devemos inserir aspas. Elas se parecem com vírgulas sobrescritas, ou seja, na parte de cima do texto.
Segundo as recomendações da norma ABNT 10520 de 2002, as citações diretas posicionadas no corpo do texto deve ser colocadas entre aspas duplas. Dessa forma, sempre que uma citação for colocada no texto, é obrigatório a apresentação da referência e página do trecho citado.
19 curiosidades que você vai gostar
Emprega-se aspas duplas no início e no final de uma citação que não ultrapasse cinco linhas; em citações textuais no rodapé; em expressões de idioma vernáculo usuais apenas em meio profissional; em termos relativizados, tais como gírias, apelidos ou com sentido irônico; em definições conceituais de termos.
As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase. “Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a Nova Tese sobre a redução da maioridade penal.” O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.
41 há referência aos casos expressos em lei"). Não é, no entanto, incorrecta a utilização de aspas dentro de aspas, devendo haver o cuidado de fechar cada um dos conjuntos de aspas, mesmo que isso origine sinais repetidos (ex.: "Nos casos do art.
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Coloque aspas simples para marcar citações dentro de citações. Caso esteja citando uma frase que já tenha aspas, mude as aspas dentro da frase para aspas simples ( ). Veja os exemplos: “Então ele me disse, Você será um tremendo sucesso e eu acreditei nele”.
Quando a conjunção ou liga diferentes termos de uma mesma oração, havendo um encadeamento de ideias ou uma noção de equivalência:Posso comer lasanha, estrogonofe ou feijoada, tanto faz.Vá ao departamento e peça para falar com Luísa ou com Verônica.
Elas podem ser usadas em citações, estrangeirismos, neologismos e gírias. Também podem ser usadas para destacar uma ironia e outras expressões. Títulos de filmes e de livros podem ser escritos entre aspas ou em itálico. Utilizamos aspas antes do ponto-final para encerrar um período iniciado sem aspas.
As aspas só aparecem depois da pontuação quando abrangem todo o período. - “Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti”.
Na citação direta utilizamos as aspas e, claro, o nome de que proferiu tal frase. Ex: Como dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Já a citação indireta nós parafraseamos a fala de alguém, ou seja, utilizamos nossas palavras para explicar o que foi dito por outra pessoa.
Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
As instruções oficiais rezam que se coloca o sinal de pontuação depois das aspas quando estas “encerram apenas uma parte da proposição”, mas que o ponto vem antes das aspas quando elas “abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão”, ou seja, quando a citação é integral.
Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".
Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Esse destaque pode se dever a várias razões.
– Números: Qualquer número inserido diretamente na fórmula. Se o número estiver inserido entre aspas dupla, o Excel vai interpretar que esse número é texto, e dependendo da situação isso pode gerar problemas nos processamentos das fórmulas. Exemplo 1: =”14/07/2015″-“12/07/2015” , que vai resultar no número 2.
As aspas são sinais de pontuação que, entre outras funções, servem para delimitar citações. O itálico não é um sinal de pontuação, é um tipo de letra, usado normalmente para realçar.
Após um ponto, o título deve aparecer, de acordo com as referências ABNT, em negrito. Porém, se houver subtítulo, ele deve aparecer sem o negrito após dois pontos (:). Após o título ou subtítulo, coloca-se um ponto e o número da edição.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...
Pontos de interrogação ou exclamação que integram a frase citada ficam dentro das aspas: Uma pergunta deve orientar todos os redatores: “O que eu quero com meu texto?” Reparou? Nada de dose dupla. O ponto da citação vale para o período.
O que foi a concentração industrial?
Quais as marcas de cerveja IPA?
Como eram os egípcios antigos?
Qual foi o primeiro Pokémon que Ash capturou em Alola?
Quantas vezes por semana devo ir na academia?
Quantas espécies de plantas existem na Caatinga?
Porque não usamos energia nuclear?
Quando se usa fundações profundas?
Qual a diferença entre prefácio e sinopse?
Qual a classificação do pronome eles?
Porque alguns pokémons ficam com o fundo azul?
Pode usar nebacetin dentro da boca?
Como é a personalidade do Suga?