Retornando ao século IV em meio a um período de conturbações dentro do Império Romano, formou-se neste momento o que ficou conhecido historicamente por Império Bizantino, no local da antiga colônia grega de Bizâncio foi fundada por Constantino I a cidade de Constantinopla (atual Istambul).
A agricultura e o uso de mão de obra escrava foram as principais características da economia bizantina na Antiguidade. - Grande importância das atividades comerciais (base da economia). O Império Bizantino se destacou nas relações comerciais com a Arábia, China, Pérsia e Índia.
A economia do Império Bizantino foi ao longo de vários séculos uma das mais fortes economias da região do Mediterrâneo. ... Um dos pilares da economia imperial foi o comércio. O Estado controlava de forma exagerada tanto o comércio interno como externo, e detinha o monopólio da emissão de moeda.
O Império Bizantino , ao longo de sua história, apresentou um governo que se caracterizou por: proporcionar condições sociais que possibilitaram eliminar, desde suas origens, o problema da escravidão. apresentar um caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática.
A cultura bizantina era uma mistura de influências romanas, helenísticas e orientais. A cidade de Constantinopla era um importante centro comercial e cultural, e foi dali que o cristianismo se expandiu. Adotaram o grego como idioma oficial no século VII e mantiveram constantes relações com os povos asiáticos.
Política e Religião no Império Bizantino O imperador mantinha o poder centralizado e era a reprodução de Deus na terra. Ele era representante máximo da igreja e do exército no Império Bizantino. Dessa maneira a união desses poderes tornou o Bizâncio um Estado Teocrático, ou seja controlado pelos dogmas e crenças.
A organização política No Império Bizantino o imperador era o representante de Deus na Terra, sendo a autoridade máxima do exército e da igreja. A união de poderes do imperador tornava o Bizâncio um Estado Teocrático, isto é, um Estado que regido pelos dogmas e crenças da religião.
Sua extensão territorial compreendia a Península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e o nordeste da Ásia Enquanto no Ocidente, o Império Romano desapareceu por conta das invasões de diversos povos, o Império Bizantino conseguiu manter sua unidade e seus habitantes chamavam-se a si mesmo de romanos.
A cultura bizantina apesar de refletir profundas influências romanas, sofreram claras influências da Cultura Helenística. Adotaram o grego como idioma oficial, no século III, mantiveram constantes relações com os povos asiáticos, além de vivenciarem a invasão persa e o posterior assédio árabe. A arte combinava o luxo e a exuberância do Oriente.
Esse foi o único império a oeste da China a sobreviver da Antiguidade até o início da era Moderna. Situado exatamente entre a Europa e a Ásia, o Império Bizantino foi palco de conflitos entre o cristianismo e o islamismo, e teve o seu fim nas mãos de tropas muçulmanas, em 1453.
Com a queda de Roma, em 476, o Império Bizantino passou a ser o herdeiro das tradições romanas e sobreviveu mais mil anos. Um dos principais imperadores bizantinos foi Justiniano (527-565), pois em seu governo, o Império Bizantino atingiu o máximo esplendor.
Como marcar a página que está lendo no Kindle?
Como fazer gravura com crianças?
Como criar um gato no quintal?
Como ser jovem aprendiz Cacau Show?
Como deixar o arroz quente por mais tempo?
Como trabalhar com Hotmart pelo celular?
Como desligar o computador e continuar baixando?
Como impor limites aos alunos?
Como deixar o cabelo cacheado de um dia para o outro?
Qual é a importância de um projeto social?
Como declarar reembolso de anos anteriores?
Como funciona casar no cartório?
Como treinar a cabeça curta do bíceps?
O que é necessário para encadernar?
Como saber se o cachorro é de raça Golden Retriever?