O esporte é pedagógico e educativo, ele possibilita obstáculos e desafios, fazendo com que o aluno experimente as regras e aprenda a lidar com o próximo e, sendo assim o esporte torna-se educativo quando a sua prática não for uma obrigação, mas um prazer para o aluno (PAES, 2006).
Além desse papel de fazer o aluno compreender quais as suas responsabilidades, a Educação Física beneficia os alunos através do autoconhecimento e autoconfiança, socialização, desperta o espírito de equipe, melhora a autoestima, favorece o desenvolvimento motor, sem contar que por meio da prática regular de exercícios ...
É justamente por intermédio da educação pelo movimento que a Educação Física interage com a Pedagogia no processo educativo, pois ambas visam o desenvolvimento de métodos e processos de ensino que objetivam o desenvolvimento global do indivíduo.
O esporte da escola se caracteriza por um esporte de rendimento, de treinamento, baseado no esporte olímpico, injetado na escola por uma cultura dominante, televisiva e mercadológica.
O esporte é pedagógico e, por conseguinte, educativo, tendo em vista a sua possibilidade de proporcionar obstáculos e desafios, fazendo com que o aluno experimente as regras e aprenda a lidar com o próximo e, porque não dizer, o esporte torna-se educativo quando a sua prática não for uma obrigação, mas um prazer para o aluno.
Isto porque a educação e o esporte são temas amplos que abrangem diferentes campos do conhecimento e, ainda, pouco discutidos por parte de educadores e profissionais. Assim, procuramos tratar neste trabalho questões relativas à pedagogia do esporte, voltando o nosso olhar para a formação do professor de Educação Física.
Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo. Mesmo sendo um esporte individual, o praticante se relacionará, competirá com outros participantes, dividirá tristezas e alegrias.
Por ocasião dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em 1985, iniciou-se no Brasil o debate sobre o esporte educacional. Em 1993, a Lei n° 8672/1993 e o Decreto n° 981/1993 reforçam o conceito de Esporte Educacional ao afirmar que a hiper-competitividade e a alta seletividade invalidam a prática esportiva educacional.
Como identificar lesão no manguito rotador?
Como alterar dados da inscrição da Unicamp?
Como saber a qualidade do cabo de rede?
Como saber se o gato está com infecção de urina?
Para que servem os rótulos dos alimentos?
Como saber se tirei o pulso do lugar?
Como saber se passei na entrevista com o gestor?
Como é que joga truco Paulista?
Quais os sintomas de atrofia testicular?
Quais as inovações desenvolvidas pelos macedônios?
Qual a personalidade de um gato Siamês?
O que não se deve fazer quanto à superfície da área queimada?