Tentar contra a vida de quem paga a pensão alimentícia, ofender sua integridade física, atos de calúnia ou injúria ou mesmo atos de alienação parental podem ser considerados indignos e resultar na perda da pensão alimentícia, como explica o advogado.
“Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.” Ressalto que para que ocorra a exoneração da obrigação de pagamento da pensão alimentícia é preciso um processo judicial, pois ela não acontece de maneira automática.
Conclusão. Agora, você já sabe que se casar novamente não perde seu direito ao recebimento da pensão por morte do INSS. Se tiver mais alguma dúvida acerca desse benefício ou, ainda, aparecer qualquer outra dificuldade com o INSS, recomendo que procure, de imediato, uma advogada especialista em INSS e Previdência.
Até que idade é paga a pensão para um filho? Por analogia às regras de dependência no imposto de Renda, o entendimento majoritário é o pagamento da pensão alimentícia até os 24 anos ou até que o filho ou neto complete o ensino superior. "Um mito bem comum é que terminada a faculdade, a pensão acaba automaticamente.
Desse modo, a regra mais geral que podemos apontar é que quando o filho completa 21 anos de idade a pensão “volta para esposa” somente se o óbito aconteceu ANTES de 12 de novembro de 2019. E se acaso o óbito ocorreu depois dessa data, quando o filho completa 21 anos, esse dinheiro não reverte para mais ninguém.
23 curiosidades que você vai gostar
A jurisprudência (decisões dos tribunais) tem entendido que a pensão alimentícia irá perdurar enquanto o filho estiver estudando e desde que conclua o curso/faculdade em tempo razoável.
Fique sabendo, então que a lei nº 8.213/91, que regula os benefícios da Previdência Social, não proíbe que a(o) viúva(o) ou a(o) companheira(o) pensionista se case novamente. Portanto, quem recebe o benefício de pensão por morte do INSS não deixará de receber se casar novamente!!!
É dizer, não podem ser incluídas na base de cálculo as verbas de índole indenizatória. Nesse contexto, é pacífico o entendimento de que o percentual relativo à pensão alimentícia não incide sobre as verbas rescisórias, FGTS, diárias, e correção de coeficiente cambiário, por exemplo.
Assim, para o cálculo da pensão alimentícia ser feito, são levados em conta elementos como custos de moradia, vestuário, educação, saúde, entre outros. Além disso, o valor da pensão é determinado em juízo, ou seja, é o juiz quem tem a palavra final sobre o assunto.
Como deixar a Live salva na Twitch pelo celular?
Como transformar uma imagem em textura no Photoshop?
Como salvar apenas uma aba do Excel em PDF?
O que acontece quando cai água no chocolate derretido?
Como copiar construções Minecraft?
Como salvar uma música feita no FL Studio?
Qual a melhor forma de identificar os riscos no ambiente de trabalho?
Como salvar pranchetas em PNG no Illustrator?
Como configurar o celular para armazenar no cartão de memória Samsung?
Como salvar app automaticamente no cartão de memória?
Como se livrar de um psicopata?
Como é formado o código de barras?
Como legalizar um terreno do Incra?
Quem tem direito a receber o salário maternidade?
Como funciona termômetro analogico?
É possível manter um relacionamento à distância?