No Inverno, a rainha de um formigueiro começa a colocar ovos de futuras rainhas e de machos. Ambos terão asas quando adultos. No princípio da Primavera (que geralmente chove), saem todos voando do formigueiro. As futuras rainhas são fecundadas no ar, e aceleram o voo para só ser alcançadas pelos machos mais rápidos.
A reprodução é feita durante o voo nupcial. A rainha vive dentro do formigueiro, é maior que as restantes formigas, perde as asas depois de fecundada e durante toda a sua vida põe ovos.
As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.
As formigas vivem em colônias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente. ... A população de seus formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus “súditos”.
Como qualquer formiga, a rainha se desenvolve a partir de quatro estágios: ovo, larva, pupa e fase adulta. As larvas não possuem patas, mas são capazes de realizar pequenos movimentos, como esticar a cabeça em direção ao alimento quando estão com fome.
Na sociedade das formigas ocorrem três castas: rainhas, machos e operárias.
A maioria das formigas acasala-se no ar, com exceção daquelas que não possuem asas. Elas procriam apenas uma vez na vida mas, durante o voo, a rainha pode fecundar-se com vários machos. Eles, aliás, vivem apenas algumas semanas e morrem logo após o acasalamento.
Grande parte das formigas são onívoras, isto é, nutrem-se com vegetais, animais ou restos de alimentos humanos. As carnívoras comem animais mortos e secreções de insetos vivos. Já as herbívoras se alimentam principalmente de seiva, néctar ou fungos.
A rainha geralmente tem um tórax maior e mais robusto do que o das formigas operárias.
O ninho das formigas (ou formigueiros, como são mais conhecidos) é formado por várias galerias e câmaras. É um verdadeiro labirinto, como em qualquer sistema de passagens e cavidades que se comunicam entre si e com seu exterior.
Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra tenha se dado durante o período Cretáceo (há cerca de 140 milhões de anos), passando por um grande evento de diversificação durante o período Jurássico com o aparecimento de linhagens de plantas com flores.
Até hoje foram identificadas mais de 14.000 mil espécies de formigas, mas acredita-se que existam muitas mais. Algumas dessas espécies de formigas co-evoluíram com outras espécies, desenvolvimento muitas relações de simbiose, incluindo o esclavagismo.
Em locais secos, mesmo desertos, em África, América do Norte e Austrália, estas formigas são consideradas um “petisco” delicioso. As formigas distinguem-se dos outros insetos – mas algumas destas características são comuns a alguns tipos de vespas ou abelhas - por apresentarem:
Como fazer empréstimo na Bemol?
Como ganhar seguidores no TikTok rápido 2020?
Como ligar o forno do fogão Clarice Delicato?
Como mudar a temperatura do ar-condicionado manualmente?
Como conseguir presente de graça no Free Fire?
Como ganhar selo de autor no Facebook?
Como mutar uma pessoa no Meet?
Como ganhar no jogo de aposta de futebol?
Como ligar Lâmpada de LED Tubular em série?
Como ligar o Econometro do Monza?
O que é ser uma pessoa instável?
Como fazer uma reclamação para o WhatsApp?
Como colocar alto falante no som?
Como melhorar o fluxo sanguíneo no coração?
Para que serve o cofre Soul Knight?