Segundo o princípio da competência, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Reconhecimento da Despesa
É análogo ao reconhecimento do Passivo no Balanço Patrimonial, mas seu reconhecimento será nas Demonstrações de Resultado, o que deverá ocorrer sempre que houver redução dos benefícios econômicos [futuros] de um ativo ou aumento do passivo, e puder ser mensurado em bases confiáveis.
O reconhecimento é considerado como o ato ou efeito de reconhecer. Entretanto, quando aplicado no contexto de autenticação de documentos, a definição de reconhecimento remete a certificação de algo como legítimo.
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
Consideram-se incorridas os gastos: 1 – quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro; 2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo; 3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.
39 curiosidades que você vai gostar
Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio.
A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente, normalmente essas apólices tem duração de um ano. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.
O reconhecimento de receita é realizado quando as mercadorias ou serviços prometidos forem transferidos para o cliente, e o cliente passar a ter o controle, podendo ocorrer ao longo do tempo ou em uma data especifica.
Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
A receita é referente à entrada de capital, futuro ou imediato. Já a despesa é o oposto, refere-se aos gastos operacionais de uma pessoa, empresa ou entidade pública. Ambos são temas centrais da contabilidade.
É muito bom ser reconhecido pelo seu potencial, pelo seu talento e pelo seu trabalho, pois fica em nós uma sensação de dever cumprido. Reconhecimento é algo que não se compra, se conquista. Seja reconhecido pelo seu trabalho e esforço e não por ajuda dos outros.
O reconhecimento de um item é a incorporação dele ao patrimônio da entidade. Para isso, é necessário que sejam atendidos alguns aspectos, considerados essenciais, para o reconhecimento do elemento. (b) o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade (*).
Ou seja, mesmo após a sentença ou acórdão, o réu poderá reconhecer o pedido, independentemente de concordância do autor. Resolução do mérito é quando o juiz julga o processo procedente, sem resolução ele dar por fim o processo sem sentenciar o processo, (Ex: Quando as partes acordam antes de sentenciar o processo.
Logo, para se ter um passivo é necessária a presença de uma obrigação presente – aquela que ocorre por força de lei (obrigação legal ou obrigação legalmente vinculada) ou não (obrigação não legalmente vinculada), a qual não possa ser evitada pela entidade.
O CPC 47 é um pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que define a forma como é feita a demonstração da receita decorrente de contratos com clientes. Ele unifica um conjunto de regras anteriores (CPC 17, CPC 30, ICPC 02 e ICPC 11) em uma única regra.
Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não.
Estrutura da DREReceita Bruta.(-) Deduções e abatimentos.(=) Receita Líquida.(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)(=) Lucro Bruto.(-) Despesas com Vendas.(-) Despesas Administrativas.(-) Despesas Financeiras.
Contas do Ativo ImobilizadoImóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ... Máquinas e Equipamentos. ... Móveis e utensílios. ... Veículos. ... Ferramentas. ... Equipamentos de informática. ... Imobilizado em andamento.
De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
...
O que são contas de resultado?Receitas;Custos;Despesas.
As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).
Receita é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período observado no curso das atividades ordinárias da entidade que resultam no aumento do seu patrimônio líquido, exceto os aumentos de patrimônio líquido relacionados às contribuições dos proprietários.
Eis as etapas que deverão ser seguidas até o reconhecimento contábil de uma receita:Etapa 1 – Identificar o(s) contrato(s) com um cliente.Etapa 2 – Identificar as obrigações de desempenho.Etapa 3 – Determinar o preço da transação, por obrigação de desempenho.
Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.
Os encargos financeiros (conhecidos) sobre as parcelas vencíveis em meses seguintes devem ser lançados no Ativo Circulante (se a curto prazo) a débito de conta denominada "Encargos Financeiros a Incorrer" e no Passivo Circulante a crédito da conta "Empréstimos e Financiamentos Bancários".
O que é Apropriação de Custos? De maneira bem direta e o termo “apropriação” pode ser definido como a apuração dos serviços executados. Esse método visa a obtenção e o conhecimento exato das quantidades de material, mão de obra e do tempo real empregados nas tarefas que serão executadas.
Qual a melhor opção para jantar?
Quem responde pelas dívidas do falecido?
Qual a diferença entre transferência e histórico escolar?
Como funciona transição de sexo?
Quem são os semifinalista do The Voice?
O que significa zero de lactose?
Quando bebo água meu peso aumenta?
Quantos quilos de cama de frango por hectare?
Qual a anestesia mais dolorida?
Qual foi a principal consequência do crescimento das cidades?
Qual é a cobra que berra igual bezerro?
Quais são as causas de absolvição sumária do art 397 CPP?
Como fazer curativo de câncer de pele?
Como a tecnologia contribui para a segurança do trabalho?
Qual o melhor método contraceptivo para quem tem trombose?