Isolamento reprodutivo é o processo pelo qual membros de duas populações são impedidos, parcialmente ou totalmente, de se cruzarem ou de gerarem descendentes férteis, sendo este um dos principais fatores que estabelecem o surgimento de uma nova espécie.
O isolamento geográfico, então, é a separação física de organismos da mesma espécie por barreiras geográficas intransponíveis e que impedem o seu encontro e cruzamento. ... Sabe-se, com isso, que o isolamento geográfico leva ao isolamento reprodutivo, que é o evento crucial para a origem de uma nova espécie.
O isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. ... O conceito de espécie mais aceito é o de Ernst Mayr, que diz que espécie é um conjunto de populações em que os indivíduos são capazes de cruzar e se reproduzir, produzindo descendentes férteis.
Agora chegou o 3º passo para que ocorra o processo de formação de uma nova espécie. ... O mecanismo principal que define o surgimento de uma nova espécie é o isolamento reprodutivo. Esse isolamento reprodutivo pode ocorrer por meio de dois mecanismos básicos: os mecanismos pré-copulatórios e os mecanismos pós-copulatórios.
O isolamento reprodutivo é de extrema importância na formação de uma nova espécie ( especiação). Haja visto o conceito de espécie , conjunto de indivíduos que podem se relacionar sexualmente, formando proles férteis.
I – Para que ocorra a formação de uma nova espécie, é necessário o isolamento reprodutivo, seguido pelo isolamento geográfico. II – As populações geograficamente isoladas sofrem alterações nos seus conjuntos gênicos, o que pode conduzir à formação de uma nova espécie.
Novas espécies formam-se por especiação, na qual uma população ancestral se separa em duas ou mais populações descendentes geneticamente distintas. A especiação envolve isolamento reprodutivo de grupos dentro da população original e acumulação de diferenças genéticas entre os dois grupos.
Quando isso acontece temos o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o surgimento de novas espécies. O conceito de espécie mais aceito é o de Ernst Mayr, que diz que espécie é um conjunto de populações em que os indivíduos são capazes de cruzar e se reproduzir, produzindo descendentes férteis.
O isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. A barreira geográfica pode ser um rio, uma montanha ou um cânion, por exemplo.
- Isolamento mecânico: diferenças na compatibilidade dos órgãos reprodutivos, impossibilitando a cópula. - Isolamento etológico: relativo ao arquétipo comportamental (padrão definidor de uma espécie), envolvendo fatores de assimilação entre o organismo macho e fêmea, por exemplo, identificação química efetivada por feromônios.
Mecanismos de isolamento pré-zigóticos são aqueles que tem como objetivo impedir a fecundação, ou seja, indivíduos de duas populações não chegam nem a copular, ou quando chegam, não ocorre formação do zigoto. Dois fatores genéticos estão relacionados e podem contribuir para o isolamento pré-zigótico:
Qual o tamanho ideal de carimbo?
O que é necessário para instalar uma Câmera de segurança?
O que fazer para ser uma pessoa pontual?
Como saber o tamanho de uma tabela SQL?
Como saber o tamanho de roupa por letra?
O que é ser protagonista na vida profissional?
Qual é o menor tamanho de anel?
Qual o papel do recrutador em um processo seletivo?
Como ver o detalhe das fotos no iPhone?
O que você espera transformar na sua vida se você for contratado como representante comercial?
Como saber o tamanho do anel nos EUA?
Como funciona um provedor de IPTV?
Como saber tamanho pulseira Berloque?
Quanto ganha um tenente da PM em MG?
Como entrar na Escola do Exército?
Como funciona a hélice de um barco?