Quando há uma inflamação simultânea da vulva e da vagina, ocorre a vulvovaginite. Na maioria das vezes é causada por bactérias, fungos ou vírus, mas pode ser desencadeada por algum tipo de alergia aos compostos químicos de cremes e sabonetes, como também por alterações hormonais.
No caso da vulvovaginite por bactérias, é normalmente indicado o uso de pomadas com Metronidazol, enquanto que na vulvovaginite por fungos pode ser recomendada a pomada com Miconazol ou Clotrimazol.
Principais quadros infeciosos ou de desequilíbrio da flora vaginal
O ideal é reduzir a frequência de relações sexuais durante o tratamento da vulvovaginite, principalmente se for tricomoníase, que é uma DST. A vulvovaginite leva cerca de uma a duas semanas para ser eliminada do organismo se tiver tratamento adequado.
Uma das causas mais comuns de vulvovaginite é a candidíase. Essa infecção por fungos geralmente provoca coceira vaginal e um corrimento espesso, branco. A infecção por fungo muitas vezes é causada pelo uso de antibióticos, uma vez que eles podem matar as bactérias que mantem o equilíbrio da flora vaginal.
Em casos graves, considere tratar com um azol tópico por 7 a 14 dias ou tratamento com fluconazol oral, 150mg, nos dias 1 e 3 em um total de 2 doses. Em casos de recorrência, considerar tratar com um azol tópico por 7 a 14 dias ou fluconazol, 100, 1mg, nos dias 1, 4 e 7 em um total de 3 doses.
Vulvovaginites e vaginoses são as causas mais comuns de corrimento vaginal patológico e acometem o epitélio estratificado da vulva e/ou vagina. Os agentes etiológicos mais frequentes são fungos, bactérias anaeróbicas em número aumentado, tricomonas (protozoário) e até mesmo um aumento exacerbado dos lactobacilos.
Na maior parte dos casos o diagnóstico da vulvovaginite é feito pelo ginecologista apenas através do relato de sintomas da mulher, no entanto, também pode ser necessário recolher alguma secreção vaginal para que seja analisada em laboratório de forma a identificar a causa correta e iniciar o tratamento adequado.
Fatores que aumentam o risco de desenvolver vulvovaginite incluem: Alterações hormonais, tais como aquelas decorrentes da gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou menopausa
Crescimento excessivo de certas bactérias podem causar vulvovaginite. Essas bactérias incluem Streptococcus, Gardnerella e Staphylococcus. Uma infecção bacteriana geralmente provoca um corrimento branco-acinzentado que pode ou não ter cheiro. No entanto, cerca de metade das mulheres com este tipo de infecção não tem sintomas.
Vulvovaginite não-infecciosa. Para tratar este tipo de vaginite, é preciso identificar a fonte da irritação e evitá-la. Fontes possíveis incluem sabonete, sabão em pó, absorventes higiênicos ou externos ou internos. O seu médico pode prescrever estrogênio tópico, como um creme, para aliviar seus sintomas. Medicamentos para Vulvovaginite
Como dipirona age no organismo?
Como os africanos lutaram pela liberdade?
O que é o desfecho de um texto?
Como prorrogar um boleto no Bradesco?
Quem trouxe a educação física para o Brasil?
O que significa palavra corrupção?
Qual a temperatura ideal da cervejeira Venax?
Quando os aminoácidos podem ser usados como fonte de energia?
O que quer dizer contra turno?
Como preparar um casamento simples e bonito?
Como proteger porta de madeira?
O que significa Aceito contra proposta?
O que são aminoácidos hidrofóbicos?
Como o eurocentrismo faz parte das nossas vidas?
Como liberar filtro em planilha protegida?
O que é um papel timbrado de uma empresa?
Como se escreve corretamente esboço?