Num mundo instável Y numa sociedade de risco (BECK, 2003), numa modernidade líquida (BAUMAN, 2001) - as identidades também se tornam instáveis. Deixam de ser determinadas por grupos específicos e também deixam de ser o foco de estabilidade do mundo social.
Verificado por especialistas Bauman acreditava que o Estado era o ser mais necessário no caso de uma situação difícil pelo fato dele possuir os principais poderes de organização e de proteção a sociedade.
Por isso, Anthony Giddens ressalta que a identidade não consiste no comportamento individual, mas, antes, na capacidade pessoal do agente em estabelecer e dar continuidade a uma narrativa a respeito de sua própria história.
Nas palavras de Bauman, “gueto quer dizer impossibilidade de comunidade” (BAUMAN, 2003, P. 111).
O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
CARACTERÍSTICAS DA MODERNIDADE LÍQUIDA Superficialidade e fragilidade dos relacionamentos afetivos e sexuais. Personalidade moldável aos interesses do momento. Processo de Individualização, egocentrismo. Mercantilização das relações sociais.
As ideias de Bauman refletem sobre a sociedade de consumo, o medo, a vida e o tempo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização e o papel da política. "Trata-se de um pensador humanista, pois a grande questão dele é a condição humana.
Segundo o sociólogo, a marca da pós-modernidade é a própria vontade de liberdade individual, princípio que se opõe diretamente à segurança projetada em torno de uma vida estável. Bauman entende que na modernidade sólida os conceitos, ideias e estruturas sociais eram mais rígidos e inflexíveis.
Consoante a isso, Anthony Giddens aponta que a modernidade "[...] refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII, e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influência" (GIDDENS, 1991, p. 11).
Para Giddens, a tarefa da sociologia consiste em "fornecer concepções da atividade social humana e do agente humano que possam ser colocadas a serviço do trabalho empírico. A principal preocupação da teoria social é idêntica a das ciências sociais em geral: a elucidação de processos concretos da vida social".
Como acalmar uma calopsita agitada?
Qual é a função de um caldeireiro?
Tem como simular investimento no Banco Inter?
É possível encontrar a área do círculo?
Como configurar um servo motor?
Como simular vidro no Photoshop?
Como simular botão do mouse no teclado?
Como simplificar a fração 8 12?
O que faz um Nutricionista intensivista?
Como silenciar Bate-papo de vídeo no Instagram?
O que é simulacao de empréstimo?
Como ligar uma fonte em um som automotivo?
Como vender em 12x no mercado livre?