Uma palavra é considerada polissêmica quando apresenta vários significados, sendo possível estabelecer uma relação entre esses vários significados.
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos: 1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.
A polissemia é um fenômeno de ampliação de sentido que ocorre a partir do uso de uma palavra que proporcione mais de uma compreensão por possuir mais de um significado, o qual varia a partir de cada contexto de uso.
A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:estetoscópio (instrumento médico);eneágono (polígono com nove ângulos);vulcanologista (especialista em vulcanologia).
32 curiosidades que você vai gostar
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural. Vamos ver agora alguns exemplos de parônimas.
Em inglês, um exemplos clássico de polissemia é o verbo GET. Você certamente já deve ter se perguntado o que ele significa. Mas, fora de contexto é praticamente impossível dizer o que significa GET. Pois, trata-se de um verbo polissêmico – ou seja, verbo com muitos significados.
02 – Que efeito de sentido o emprego dessa polissemia causou ao texto? Causou humor, pois o personagem entendeu que pegar estava sendo usado com o sentido de pegar para si, quando na verdade o sentido pretendido era de defender o chute a gol.
Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
Tipos de ambiguidadeUso indevido de pronomes possessivos.Colocação inadequada de palavras.Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.Uso indevido de formas nominais.
A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.
Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.
O nome é pomposo, mas a explicação é bem simples. Homófonas são palavras com sonoridade igual, mas sentidos diferentes. Mesmo assim, elas merecem atenção, porque funcionam como verdadeiras pegadinhas da língua portuguesa.
b. Que efeito de sentido o emprego dessa alegoria cria no texto? Explique. Resposta: Cria humor, pois a imagem da ideia bracejando e fazendo piruetas contrasta com a seriedade do resultado do processo da cogitação: a invenção de um "medicamento sublime" voltado ao alívio da melancolia humana.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.
Em geral, o humor vem do uso eficaz de estratégias discursivas, como a dupla interpretação ou o realce de características de determinada situação ou personagem. No caso dessa tirinha, é possível apresentar outros exemplos e encontrar o padrão da personagem, que é sempre muito autoconfiante.
Palavras cognatas são aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o mesmo significado, podendo possuir pequenas discrepâncias. Essas palavras possuem o mesmo radical em dois idiomas distintos, sendo pertencentes à mesma família etimológica.
A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.
Expressões idiomáticas em inglês (Idioms) são frases usadas em situações informais que possuem sentidos diferentes do que a expressão apresenta quando traduzida ao pé da letra. Portanto, são expressões que apresentam sentido conotativo.
São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado. Exemplos: sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte. A antonomia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: bem dizer e maldizer; progredir e regredir; ativo e inativo.
Homônimos são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da mesma forma, como cem e sem. Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.
A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Porque o dia do aniversário é importante?
O que é considerado um casamento pequeno?
O que é salário no dicionário?
Como o empreendedorismo social pode ajudar a melhorar a vida em sociedade?
O que são tributos e qual sua função social?
O que é metabolismo em Educação física?
O que significa a sigla êmese?
Quanto ganha um Piloto de jatinho particular?
Quais são as proteínas de coagulação?
Qual banco digital abre conta para menor?
Onde e como surgiu a educação inclusiva?
Como o comendador volta da morte?
Quais faculdades oferecem cursos gratuitos?
Qual o ascendente de Kim Taehyung?