Por exemplo, se a sua menstruação iniciar na sexta-feira, tome o comprimido indicado “sexta-feira” no verso da cartela, seguindo a ordem dos dias. A ação contraceptiva de Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.
Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado.
O risco de falha do tamisa é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você tenha iniciado corretamente, esteja usando corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos. O esquecimento aumenta o risco de uma gravidez em 30 vezes.
Sempre tomar 1 (um) comprimido ao dia, no mesmo horário, durante os 21 dias da cartela. Dessa forma o risco de engravidar se mantém o mesmo, menos de 1% de chance.
Os medicamentos que podem algumas vezes inibir o efeito de Tâmisa (gestodeno + etinilestradiol) são antibióticos (como ampicilina e rifampicina); griseofulvina (utilizada no tratamento de infecções 32 por fungos); fenilbutazona (utilizada como antiinflamatório no tratamento de alguns tipos de doenças das juntas); ...
Inicie o uso de Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) no primeiro dia de menstruação, ou seja, tome o comprimido indicado com o dia da semana correspondente ao primeiro dia de sangramento.
Deve-se tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias seguidos, preferencialmente sempre à mesma hora. Após os 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, durante a qual ocorrerá a menstruação.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do Tamisa 30 são dor de cabeça, incluindo enxaqueca e enjoo.
Como tomar o anticoncepcional pela 1ª vez. Para tomar o anticoncepcional de 21 dias pela primeira vez, deve-se ingerir o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar 1 pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, seguindo as instruções da bula.
A figura a seguir traz o exemplo de um anticoncepcional de 21 comprimidos, em que o 1º comprimido foi tomado no dia 8 de março e que o último comprido foi tomado no dia 28 de março. Assim, o intervalo foi feito entre os dias 29 de março e 4 de abril, quando deve ter ocorrido menstruação, e a próxima cartela deverá iniciar no dia 5 de abril.
A injeção deve ser aplicada até 7 dias depois da descida da menstruação, e as injeções seguintes devem ser aplicadas após 90 dias, não podendo haver atraso maior que 5 dias para garantir a eficácia da injeção. Saiba mais curiosidades da toma dessa injeção anticoncepcional trimestral. Que horas tomar o anticoncepcional?
O que não pode passar em porcelanato?
Pode dar Anti-inflamatório para coelho?
Quem são os pais de Lady Gaga?
Quem tem pressão alta pode tomar leite de soja?
Quanto tempo dura um transplante?
Quem não tem Cartão Cidadão pode sacar o FGTS na lotérica?
Como eliminar o cloro do organismo?
Quais são os possíveis perigos do cloro para a saúde?
Quando deve ser pago hora extra?
Qual tonalizante usar para matizar o cabelo?