Os artigos definidos determinam os substantivos de modo preciso e particular. Ao dizer "o livro", faz-se uma referência a um livro em particular. Já os indefinidos determinam os substantivos num aspecto vago, impreciso e geral. Quando se diz "um livro", menciona-se qualquer livro.
Uso dos artigos
O artigo costuma anteceder o substantivo para fazer referência a ele, podendo indicar que se trata de um ser já conhecido do interlocutor (no caso dos artigos definidos) ou que se trata de um representante não específico da espécie (no caso dos artigos indefinidos).
Artigo. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
a) Não se usa o artigo quando se trata de personagens ilustres, de pessoas com as quais não se tem intimidade e de nomes de santos: Admirava Joana d Arc. / Chegou com Maria. / Era devota de Santo Antônio. Exceção. Existe artigo quando se designa a festa referente ao santo: Assisti ao melhor São João da minha vida.
# Antes de nomes próprios personativos o uso do artigo se torna facultativo, isso quando houver a noção de familiaridade ou afetividade: Falei com a Beatriz há poucos instantes, por isso a cumprimentei pela passagem do aniversário dela.
36 curiosidades que você vai gostar
Os artigos também têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase. Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher.
Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). Podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos. Artigos definidos determinam os substantivos: o garoto. Artigos indefinidos indeterminam os substantivos: um garoto.
O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.
Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. Exemplos: O garoto foi jantar na casa dos pais.
Quando o substantivo vem precedido de um determinativo especial, de qualidade ou de quantidade, que os determinam, não como indivíduo, não precisam de artigo. Meu pai, Minha mãe, Seu pai, Sua mãe, Nossos pais, Vossos avós, Este homem, Aquele sujeito, Muitos homens, Alguns homens, Um/dois/três homem/homens, etc.
As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
A preposição é um conectivo que liga dois termos da oração, subordinando um termo ao outro. Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro.
Para visualizar melhor a diferença entre o pronome pessoal e o artigo, acompanhe os exemplos a seguir: Exemplo: Ela leu o livro que o professor recomendou. No exemplo acima, temos o “o” que se classifica como artigo, pois acompanha o substantivo e indica que se trata de um ser específico na espécie.
Um identificador de autor é um sistema que atribui um código numérico persistente a um autor, que permite distingui-lo dos restantes no meio digital. Estes sistemas têm como finalidade atribuir uma identificação unívoca a um autor e agregar toda a sua informação (publicações e afiliação).
Em jornalismo, artigo é um texto que expressa uma opinião, pode até informar, mas argumentar sobre algum posicionamento é o cerne do que deve ser apresentado neste tipo de texto. No artigo podemos encontrar críticas, confronto de ideias, análises e comentários sobre um determinado assunto, e até mesmo, humor e ironia.
Os artigos são classificados como "Definidos" quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são "Indefinidos" quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
10 dicas para escrever e publicar um artigo científicoLeia sobre o que já feito. ... Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir. ... Apresente uma novidade. ... Saiba a hora certa para começar a escrever. ... Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar. ... Mantenha a lógica no texto. ... Encontre a medida certa.
Gramática. O artigo integra uma das dez classes de palavras, cuja função é de determinar ou indeterminar o substantivo.
Artigos são palavras que colocamos antes dos substantivos para determiná-los, ou indeterminá-los. Os artigos podem ser definidos ou indefinidos: - Artigo definido: o, a, os, as, esses determinam o substantivo com precisão.
Preposição: Quando o “que” funcionar como preposição, equivalerá à preposição de, sendo usado em locuções verbais que têm, como auxiliares, ter ou haver. Ex. Tenho que trazer meus documentos até amanhã.
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas. Confira os conceitos e exemplos abaixo: Preposições essenciais são palavras que funcionam apenas como preposição.
Como vender rifa pelo WhatsApp?
Qual a função da câmera fotográfica?
Qual é a diferença entre caridade e filantropia?
Quanto tempo devo deixar a linhaça de molho?
Como é o nome do relógio medidor de energia elétrica?
Qual é a aproximação da raiz quadrada de 72?
Com quantos anos elvis presley morreu?
O que é Educação das Relações Étnicos-raciais?
Com quantos meses o bebe se encaixa?
Quanto ganha um investigador criminal em portugal?